Missa dos Santos Óleos reúne centenas de fiéis na Catedral em Itapetininga

O Bispo Diocesano, Dom Gorgônio, presidiu na noite desta quarta-feira (5), a Missa Crismal, também conhecida como a Missa dos Santos Óleos, realizada na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres em Itapetininga. A celebração contou com a presença dos padres, diáconos, seminaristas e centenas de fiéis de toda a Diocese.

Durante a celebração Dom Gorgônio realizou a bênção dos óleos sacramentais que consagrados serão utilizados nas paróquias e comunidades, na celebração do batismo, na unção dos enfermos e no Crisma.

O óleo dos catecúmenos concede a força do Espírito Santo àqueles que serão batizados e o da Unção dos Enfermos traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de aflição.

Já o óleo do Crisma, que recorda a vinda do Espírito Santo, é perfumado e ungido na fronte dos fiéis nos sacramentos do batismo e da crisma, na palma das mãos dos diáconos a serem ordenados padres e na cabeça dos padres ordenados bispos.

Nesta celebração os padres também renovaram  as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo também chamada de ‘Missa da Unidade’, expressando a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo, constituindo um momento forte de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja.

A Santa Missa foi transmitida ao vivo pela página oficial da Diocese de Itapetininga, pela página do Facebook da Catedral e pela TVI.

O Bispo finalizou a Santa Missa, agradecendo todos os padres que estiveram presentes na celebração, e ressaltou que o tempo é de penitencia, de muita oração, renovar nossa espiritualidade e intimidade com Deus.

 

Fotos: William Furtado