Missa na Capela São João do Bemfica é adiada

A Missa em ação de graças pela entrega oficial da restauração da Capela São João do Bemfica, em Tatuí (SP), foi adiada. A celebração seria presidida por Dom Gorgônio no fim da tarde. A Assessoria de Imprensa da Prefeitura divulgou uma nota no início desta tarde comunicando o cancelamento do evento. “Por conta das chuvas, o evento marcado para hoje (3/08) de entrega da revitalização da Capela e seu entorno foi cancelado. Será marcada uma nova data e horário e, avisaremos a todos”, diz a nota.

Pe. Élcio e a Prefeita Maria José ao receberem imagem de São João do Bemfica

A entrega da restauração da Capela é parte das festividades da 76ª Semana Paulo Setúbal e do aniversário do município. A Capela é a primeira igreja do povoado de Tatuí e está localizada na Estrada Municipal Moisés Martins, sentido Distrito de Americana.

Entronização da Imagem de São João do Bemfica

Contudo, a entronização da imagem de São João do Bemfica foi transferida para ser realizada no Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Conceição neste domingo (5/08). A entrada da imagem acontecerá durante a Missa dominical às 19h. De acordo com o pároco e reitor do Santuário, Pe. Élcio Roberto de Góes, “a partir da entronização, a imagem do Santo estará à disposição dos devotos no Santuário para veneração no local”.

A Declaração do Museu

A prefeita de Tatuí, Maria José Vieira de Camargo, acompanhou Pe. Élcio até Sorocaba esta semana para oficializar o pedido de reivindicação do retorno da imagem ao seu local de origem. Ela estará presente na celebração neste domingo (5/08) em que a imagem será novamente exposta ao público.

A imagem de São João do Bemfica permaneceu por 42 anos no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Sorocaba e retornou ao Santuário esta terça-feira (31/08) por meio de um pedido formal de Dom Gorgônio ao Arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine. O responsável pelas peças sacras, Pe. Tadeu Rocha Moraes, lavrou uma “Declaração de Devolução de Acervo” em que “a Arquidiocese de Sorocaba cede em caráter definitivo, quaisquer direitos de posse da referida imagem, assim como quaisquer responsabilidades sobre a guarda e conservação da mesma”.

Fotos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Tatuí