MISSA SOLENE DE CORPUS CHRISTI SERÁ CELEBRADA ÀS 15H NA CATEDRAL

A solenidade de Corpus Christi será realizada na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga (SP), às 15h, nesta quinta-feira (26/05). Em Tatuí (SP), a festa do Corpo e Sangue de Cristo inicia às 8h no Santuário Nossa Senhora da Conceição. As duas celebrações serão presididas por Dom Gorgônio. O tema proposto é “Misericordiosos como o Pai (Lc 6,36)” – mesmo tema do Ano Santo da Misericórdia. Na Catedral, a expectativa é de que em torno de 3,5 mil fieis participem da celebração juntamente com 14 Sacerdotes, 24 diáconos e aproximadamente 300 ministros da Eucaristia pertencentes às 11 Paróquias desta cidade.

CorpusChristi2015-William_Furtado (57)A procissão percorrerá em torno de 700 metros ao longo das ruas do centro. Conforme a coordenação da liturgia, cada Paróquia confeccionará 66 metros de tapete. A Catedral abrirá às 6h para acolher todos que trabalharão na confecção, às 6h30 haverá uma oração e após será servido um café da manhã. Na sequência, os paroquianos iniciam a ornamentação do percurso. O trajeto inicia na praça Duque de Caxias, segue sentido à rua Monsenhor Soares, desce a rua Julio Prestes, na rua Saldanha Marinho segue até a rua General Carneiro e retorna à rua Monsenhor Soares até a praça, em frente à Catedral.

Este ano, o tema do tapete são “As 14 obras de misericórdia”. Segundo o Bispo, a confecção do tapete é uma tradição antiga que acontece em todo o país e tem dois sentidos: “prestar honra e glória como um gesto de carinho, amor e reverência à Cristo sacramentado que passa pelas ruas” e o “uso como forma de evangelização à luz da Eucaristia ao abordar temas específicos, como as obras de misericórdia – tema proposto para nós este ano”. Ele conta ainda que, os materiais para a confecção do tapete variam de uma região para outra, desde bordados até cestas básicas, evocando a temática social.

Além da missa solene à tarde, haverá também uma celebração eucarística às 10h (sem procissão) que será presidida pelo Pároco Pe. Reinaldo Machado Ramos, na Catedral.

Fotos: Arquivo/Diocese de Itapetininga/William Furtado