MORRE, AOS 84 ANOS, O MISSIONÁRIO DOM ALFREDO NOVAK

Faleceu na madrugada de hoje, 04, o Bispo Emérito de Paranaguá (PR), Dom Alfredo Ernest Novak. Em nota, o regional Sul 2 da CNBB, lamentou a morte do Bispo, que teve intensa atuação no estado do Paraná. “Dom Alfredo foi um pastor solícito, zeloso do rebanho que a Igreja lhe confiou. A Igreja paranaense agradece por sua vida doada nessas terras e pede a Nossa Senhora do Rocio, Rainha e padroeira do Paraná, que o acolha n o Céu, junto de Deus e de todos os santos”, diz o texto.

O corpo do Bispo está sendo velado no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Campina Grande do Sul (PR).  A noite, será transladado para a cidade de Paranaguá, para homenagens no Santuário de Nossa Senhora do Rocio, com missa de corpo presente. O sepultamento ocorrerá amanhã, 5 de dezembro, às 16h, na Catedral Nossa Senhora do Rosário.

Eterno missionário

Natural de Dwight, em Nebraska (EUA), nasceu no dia 02 de junho de 1960. Membro da Congregação do Santíssimo Redentor (CSSR), fez profissão religiosa em 1951, sendo ordenado sacerdote no dia 02 de julho de 1956.

Ao concluir os estudos de Teologia, em Wisconsin (USA), em 1958, veio ao Brasil para atuar como missionário na Amazônia, permanecendo na região até 1968. Fixando definitivamente ao país, dom Alfredo teve intensa atuação nas atividades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), onde exerceu as funções de assessor do Setor de Meios de Comunicação Social e secretário executivo da Campanha da Fraternidade (CF), no período de 1968 a 1979.

Sua nomeação para o episcopado ocorreu em 28 de abril de 1979, por decisão do papa João Paulo II, sendo designado bispo auxiliar da região Lapa de São Paulo. Foi o segundo bispo de Paranaguá, tendo como lema “Enviou-me a proclamar a Boa Nova”. Em 2013, recebeu o título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná, concedido pela Assembleia Legislativa.