Morre Prelado da Opus Dei, Dom Echevarría

A Prelazia da Opus Dei comunicou o falecimento do Prelado Javier Echevarría, Bispo e segundo sucessor de São Josemaria Escrivá.

Dom Echevarría morreu na noite de 12 de dezembro, aos 84 anos, no policlínico da Universidade Campus Bio-Médico de Roma, onde estava internado desde o dia 5 devido a uma infecção pulmonar. O Prelado estava fazendo um tratamento com antibióticos quando o quadro clínico se complicou nas últimas horas, provocando uma insuficiência respiratória que lhe causou a morte.

O Bispo Auxiliar da Prelazia, Dom Fernando Ocáriz, ministrou-lhe os últimos sacramentos. De acordo com os estatutos da Prelazia, é justamente Dom Ocáriz a assumir o governo da instituição. A ele compete convocar em um mês um congresso eleitoral para eleger o novo prelado. O congresso deverá ser realizado nos próximos três meses. A eleição depois deverá ser confirmada pelo Papa.

Dom Javier Echevarría nasceu em Madri, na Espanha, em 1932, onde conheceu Dom Josemaría, do qual foi secretário de 1953 a 1975. Neste ano, foi nomeado Secretário-Geral da Opus Dei. Em 1994, foi eleito Prelado. Recebeu das mãos de João Paulo II a ordenação episcopal em 6 de janeiro de 1995 na Basílica de S. Pedro.