Rádio Conexão Católica

MOSCOU: CONGRESSO SOBRE PERSEGUIÇÃO DOS CRISTÃOS

A Igreja Ortodoxa Russa e a Associação Evangélica Billy Graham promovem, em Moscou, um congresso com os líderes cristãos, de 28 a 30 de outubro próximo, que terá como tema a perseguição dos cristãos no mundo. O encontro levará à capital russa cerca de mil delegados de 150 países.

Segundo o porta-voz do Patriarcado de Moscou, citado pela Interfax-Religion, “o motivo do evento são as perseguições em massa, comparáveis à perseguição dos cristãos nos primeiros séculos e à repressão em massa das autoridades ateias no século XX.

Segundo Asianews, o Núncio Apostólico em Moscou, Dom Ivan Jurkovic, espera uma grande participação católica, com centenas de delegados. A Associação Evangélica Billy Graham foi fundada pelo pregador Bill Graham nos Estados Unidos, mais de cinquenta anos atrás. O líder atual da associação é o filho desse famoso pregador Franklin Graham, responsável pela organização beneficente Samaritan’s Purse.

No ano passado, o Patriarcado de Moscou e as duas organizações implementaram um projeto no sul da Rússia para ajudar os refugiados da Ucrânia. “Naquela ocasião, foram distribuídos mais de 63 mil kits que incluíam alimentos, objetos para higiene, lençóis, artigos de papelaria para a escola e brinquedos para as crianças”, recorda Interfax.

Franklin Graham está próximo ao chefe do Departamento das Relações Exteriores do Patriarcado de Moscou, Metropolita Hilarion.