Rádio Conexão Católica

MOVIMENTO CURSILHO DA CRISTANDADE REALIZA ENCONTRO PARA HOMENS

Nesta quinta-feira, dia 2, inicia o 20º Cursilho da Cristandade para homens. O retiro será realizado na Associação Nossa Senhora Rainha da Paz, em Itapetininga, com o tema “Levanta-te e anda”, passagem do Evangelho de Mateus (cap. 9, vers. 5b). Participarão do encontro 80 homens vindos das cidades de Itapetininga, Pilar do Sul, Paranapanema, Capela do Alto, São Miguel Arcanjo e Angatuba. O encontro segue até o domingo, dia 5.

Segundo o coordenador do 20º Cursilho, Marcondes Martins Lopes, o objetivo é levá-los a um encontro com o Cristo. “Nestes três dias, eles realizarão um aprofundamento intensivo que os levará a ter, primeiro, um encontro consigo; depois, um encontro com Cristo e, logo após um encontro com a Comunidade”, ou seja, “eles participam de um anúncio querigmático” neste momento.

O perfil dos cursilhistas é o de homens /mulheres líderes na sociedade que estão incomodados com o mundo, retrata Marcondes. “Buscamos lideranças que estão afastadas e que querem mudanças no mundo. Nós os identificamos nos setores atuantes (em Itapetininga, Capela do Alto, Tatuí, Pilar do Sul e Angatuba) e os convidamos a realizar este encontro”, relatou. Após o retiro, os cursilhistas são convidados a servir em outras pastorais ou mesmo no Cursilho, onde seguem sendo acompanhados por algum tempo.

Estarão presentes no encontro, o Assessor Eclesiástico do MCC, Padre Carlos Eduardo de Oliveira e os Padres Mario Donato Sampaio, Rodrigo Corrêa Feitosa e Narciso de Jesus Iori. No domingo (2), o cursilhistas participarão da Missa de Encerramento do encontro às 18h, na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres.

O Cursilho da Cristandade

O Movimento Cursilho da Cristandade (MCC) nasceu há 53 anos em Palma de Maiorca, na Espanha, pelas mãos do Bispo Dom Juan Hervás. O MCC naquela época era estritamente voltado aos jovens, mas com o passar dos anos abriu-se para todas as idades. No Brasil, o MCC surgiu em 1962, em Valinhos (SP) durante a Semana Santa.

E em Itapetininga, atua há 26 anos e atende à cinco setores (Itapetininga, Capela do Alto, Tatuí, Pilar do Sul e Angatuba) e, em breve, estará abrindo mais um, em São Miguel Arcanjo, conta Marcondes. Além disso, os cursilhistas realizam constantes formações sobre os documentos da Igreja Católica para seus membros, ocorrendo uma vez por mês uma Escola Itinerante nos setores e, semanalmente, às quintas-feiras, no Instituto São Paulo Apóstolo (ISPAI), em Itapetininga.

Foto: Arquivo/Cursilho da Cristandade