Notícia Destaque Notícias da Diocese

Movimento Familiar Cristão de Tatuí promove “live” para as famílias

Pensando no bem estar das famílias que estão em isolamento social, devido a pandemia do Covid-19, o Movimento Familiar Cristão (MFC), da cidade de Tatuí, promove a partir desta terça-feira (05), transmissões ao vivo  de palestras  abordando diversos temas para as famílias.

Nesta primeira live será discutido o tema “Relacionamento Familiar em tempos de Covid-19”, ministrado pelos palestrantes Lucilene e Marcelo Alciati.

As “Lives” acontecerão todas as terças-feiras a partir das 19h30, através da página oficial do movimento no facebook. Os próximos temas abordados  e palestrantes convidados, serão divulgados nas redes sociais do MFC durante a semana. https://www.facebook.com/mfctatui/

MFC – Quem somos?

O MFC é filiado à Confederação Internacional de Movimentos Familiares Cristãos (CIMFC), nela representado pelo Secretariado para Latino América (SPLA-MFC) do Movimento Familiar Cristão Latino-Americano, e ao Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), na condição de movimento de natureza laica e inspiração cristã.

Em 1989, a Confederação Internacional de Movimentos Familiares Cristãos a CIMFC, da qual faz parte o MFC Latino-Americano, recebe da Santa Sé, mediante Decreto, reconhecimento canônico como “Associação Internacional de Fieis de Direito Privado” com base nos cânones 298 a 312 e 321 a 330 do Código Direito Canônico, sendo um movimento evangelizador que está unido à hierarquia, mas não depende dela diretamente.

SER MFC

Quando o MFC no X AGLA do Panamá (1979) define a sua identidade, aponta suas escolhas, compromissos, e estabelece como uma opção a decisão de continuar como Equipes Familiares de Base com compromissos apostólicos estáveis. Assim, acolhe uma das opções pastorais de Puebla que diz “são agentes de Pastoral Familiar quem se compromete a viver o evangelho na família e promove pequenas ou grandes comunidades eclesiais familiares”.

Essa opção é um caminho de fidelidade à Igreja da América Latina, sendo a nossa responsabilidade assumir o desafio de conhecer a natureza e os caminhos que nos levam a viver em Equipes Familiares de Base e a assumir compromissos apostólicos. É a partir da experiência de uma comunidade concreta de dimensões humanas em que todos podem se inter-relacionar vivendo a dimensão eclesial da fé cristã mais profundamente. Nessa pequena rede de solidariedade, apoio, perdão, reconciliação e celebração comunitária da vida se sente a presença de Jesus Cristo e o cumprimento da sua promessa feita no Evangelho de Mateus: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí estou eu” (Mt 18, 20).

Diante da opção tomada pelo MFC da América Latina, para participar do Movimento Familiar Cristão do Brasil, é necessário conhecê-lo e estar disposto a ter compromissos e assumir algumas responsabilidades dentro da equipe-base e do MFC.

Então a intenção destes textos é dar subsídios aos membros do Movimento Familiar Cristão para que possam assumir funções dentro da equipe ou no MFC, conduzindo reflexões e estudos dos documentos do MFC, da Igreja, e trabalhos de promoção social e familiar, assim como participação nas pastorais de sua comunidade paroquial.

Fonte: http://www.mfc.org.br/

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto