Músico de Tatuí compõe melodia para o hino oficial do Santuário Nacional de Aparecida

O músico da cidade de Tatuí, Tiago Gonçalves, de  27 anos, da Paróquia Santa Cruz, estudante de flauta doce e canto do Conservatório de Tatuí, compôs a melodia da música-tema da Novena da Padroeira do Santuário Nacional de Aparecida.

A escolha se deu através de um concurso promovido pelo próprio Santuário Nacional. Após a escolha da melodia, o Padre Weber, compositor de músicas litúrgicas, tendo em destaque,  “Eu vim para que todos tenham vida” e “Prova de amor maior não há”, colaborou na melodia para que chegasse a versão final que foi lançado nessa última sexta-feira, dia 01 de outubro, nas plataformas virtuais do Santuário.

Tiago compôs a melodia se inspirando em dois pontos: primeiro, a inspiração veio do cancioneiro popular, da qual o Concílio Vaticano II permite que os compositores recorram a canções populares como inspiração para acontecer uma aproximação com o povo e que todas as regiões, culturas e classes possam se identificar com a canção.

O segundo ponto foi o fato da igreja ser “militante”, e o Santuário Nacional, por ser um local que recebe muitos romeiros nessa época, corresponde a essa característica, que pode ser identificada na melodia ao observar que há uma marcha que deixa evidente a sensação de caminhada dos romeiros: “Nós somos romeiros e peregrinos, seguindo rumo a casa de Maria e rumo ao coração de Deus através das mãos dela.”, disse Tiago.

Neste ano, o tema geral da novena será “Com Maria, somos povo de Deus, unido pela aliança” e irá convidar os devotos para refletir sobre a Aliança de Deus com seu povo.

A Novena e Festa da padroeira teve início neste último domingo, dia 03, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida na cidade de Aparecida (SP) e encerra-se no feriado de 12 de outubro, dia da Padroeira do Brasil.

Confira a música:

Letra: Pe. José Antônio de Oliveira
Música: Tiago Gonçalves e Pe. José Weber, SVD
Arranjos: Fábio Gomes (Orquestra PEMSA)
Vozes: Edmar Tassoni, Elaine Guimarães, Gabriel Santos, Júnior Campos, Márcia Tobias e Silvio Lino (Músicos do Santuário Nacional)
Participação: Ir. Custódia Maria Cardoso, CIIC, Ir. Alan Patrick Zuccherato e Fr. Iorlando Rodrigues Fernandes (Missionários Redentoristas)
Bateria, contrabaixo, piano, guitarra, metais e cordas: Sebastião Prudente do Nascimento (Sapo)
Gravado e mixado no Estúdio Sapocn em Lorena – SP

Fonte: A12