MUTICOM: “JESUS CRISTO É A BOA NOTÍCIA QUE DEVEMOS ANUNCIAR”, DESTACOU O ARCEBISPO DE VITÓRIA

abertura-muticom_fotoMuticom
Comunicadores foram recepcionados no Centro de Convenções de Vitória (ES)

“Estamos vivendo um momento de crise na ética, e cabe a nós sermos bons comunicadores”, disse Dom Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo de Vitória (ES), após saudar os participantes, Bispos, Padres e convidados do 9º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) que iniciou nesta quarta-feira (15). Em seu discurso o Arcebispo ressaltou que “Jesus Cristo é a boa notícia que devemos anunciar, e com muita alegria e entusiasmo para quem não o conhece”.

De acordo com o Arcebispo de Vitória, “somos, por vocação, chamados a ser promotores da comunicação, missão que recebemos do comunicador do Pai, Nosso Senhor Jesus Cristo. Deus nos ajude no aprendizado da comunicação em vista do grande objetivo: a comunhão com a Trindade. Comunicar para quê? Para que toda a humanidade encontre o seu caminho e o seu destino: a participação da Comunhão Trinitária. De Deus viemos, para Deus voltaremos!”

pe-gildásio-palestramuticom-
Pe. Gildásio Mendes abordou o tema “Ética nas Comunicações”

Após a saudação de Dom Luiz Mancilha, foi a vez do Doutor em Comunicação, Pe. Gildásio Mendes dar início à primeira palestra do Muticom onde tratou o tema do encontro: “Ética nas Comunicações”. Em sua abordagem, Pe. Gildásio, sinalizou que os assuntos nas redes sociais e internet são um reflexo das vivências, formação e educação que os internautas passam em seu cotidiano. “Quando uma pessoa é mal-educada nas redes sociais, ela é na família e na sociedade. O problema não é o smartphone, mas a educação. A tecnologia reflete a educação das pessoas. O problema não está na internet, mas no dia a dia das pessoas”, contou.

O 9º Muticom é promovido pela Comissão de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e segue até o próximo domingo, dia 19, no Centro de Convenções de Vitória. Estão presentes no encontro representando a Diocese de Itapetininga no Muticom, o Assessor Eclesiástico da Pastoral da Comunicação, Pe. André Luiz Garcia, o Pe. Sirlei Aparecido de Oliveira e o fotógrafo do site oficial da Diocese, William Furtado.

Programação

16/07 – QUINTA-FEIRA

8h00 Missa abertura dos trabalhos

8h40 Internet e Redes Sociais / Dom Gebhard Fürst

09h00 A comunicação social e a construção ética do indivíduo / Elizabeth Barros

10h30 A era da desintermediação: o senso religioso contemporâneo / Dom Leomar Brustolin (Bispo auxiliar da Diocese de Caxias do Sul (RS))

12h00 Almoço (livre)

14h00 Grupos de trabalho

17h00 Encerramento das atividades do dia.

 

Com informações de Rede Século 21 e Rádio Vaticano.