Rádio Conexão Católica

NESTA QUINTA-FEIRA (20) BISPOS DA PROVÍNCIA DE SOROCABA SE REÚNEM EM ITAPETININGA

A Província de Sorocaba, que é composta por 5 Dioceses (Sorocaba, Itapetininga, Itapeva, Jundiaí e Registro) é uma divisão regional de Dioceses próximas que formam uma Arquidiocese, que neste caso, é Sorocaba, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Hoje Dom Eduardo Bênes.

A nível de Regional da CNBB, no Estado de São Paulo (Regional Sul 1), nossa Província Eclesiástica também recebe o nome de Sub-Região Sorocaba no que se refere à assuntos pastorais no Estado.

Cada Diocese tem o seu Bispo, aquele que foi escolhido pelo Santo Padre o Papa e colocado como Pastor de sua Igreja Particular com poderes plenos sobre ela.

Estes Bispos, cada qual na sua Província, de tempos em tempos, por várias vezes ao ano, se reúnem para conversar e partilhar assuntos de interesse pastoral das Dioceses para promover a comunhão e a unidade destes trabalhos entre as mesmas.

Cada reunião acontece em uma Diocese, e esta última reunião do ano será realizada em Itapetininga, com as presenças dos Bispos Dom Eduardo Bênes (Sorocaba), Dom Gorgônio (Itapetininga), Dom José Moreira (Itapeva), Dom José Bertanha (Registro) e Dom Vicente Costa (Jundiaí).

Neste encontro que acontecerá nas dependências da Cúria Diocesana de Itapetininga, os Bispos e seus Padres coordenadores de Pastoral, com alguns leigos convidados, irão dar continuidade ao assunto iniciado na última reunião que aconteceu em Jundiaí a respeito da missionariedade nas Dioceses.

Na programação consta oração inicial da Liturgia das Horas, momento de apresentação dos trabalhos missionários em cada Diocese com a participação de leigos da Pastoral Missionária e discussão sobre o tema, além de outros assuntos pertinentes. Também neste encontro os Bispos irão programar as reuniões para o próximo ano, encerrando com o almoço.