NESTA QUINTA, VICENTINOS CELEBRAM ANIVERSÁRIO DE BEATO FUNDADOR

Nesta quinta-feira, dia 23, os Vicentinos do Brasil e do mundo festejam o dia do Beato Antonio Frederico Ozanan, fundador da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP). Em Itapetininga, eles estarão reunidos na Paróquia São João Batista para a Santa Missa, às 19h, em ação de graças pela importante data. No dia 23, os vicentinos comemoram também o aniversário de fundação da primeira conferência vicentina no mundo, fundada em Paris, pelo beato.

Após a missa, será oferecido um coquetel para os presentes e realizada uma confraternização entre as conferências.

Comemorações

De acordo com a coordenadora diocesana da SSVP, Maria Cristina Rodrigues Nunes, os vicentinos de Itapetininga comemoram também outras duas datas. Na última quarta, dia 22, o Conselho Particular de Nossa Senhora dos Prazeres completou 98 anos de fundação, sendo o primeiro conselho fundado na diocese de Itapetininga e, o Conselho Particular de São João Batista, 22 anos de fundação, conta.

Para Maria Cristina “é uma alegria saber que neste tempo pudemos ajudar tantas pessoas, tantas famílias, saber o número de crianças que encaminhamos para batizado e casais que se casaram, por meio do trabalho de evangelização que realizamos”. Conforme a coordenadora, existem, atualmente, na Diocese de Itapetininga sete unidades de Conselho Particular e um Conselho Central Vicentino.

Beato Frederico Ozanan

Conforme o site do Vaticano, Frederico Ozanam nasceu a 23 de Abril de 1813, em Milão (Itália). Depois de uma infância muito protegida em Lião, Frederico entra no colégio em 1822 para começar os estudos secundários. Aos 17 anos, conhece várias línguas e é apaixonado pelo estudo da Filosofia, consumindo-se com frequência numa investigação existencial e espiritual.

Ele dedica sua eloquência a moderar debates sobre religião e política, num círculo literário estudantil chamado «Conferência de história», do qual é porta-voz. Certa tarde anuncia a um amigo a intenção de realizar uma «Conferência de caridade», uma associação de beneficência para a assistência dos pobres, «a fim de pôr em prática o nosso catolicismo». Desta maneira, em Maio de 1833, com apenas 20 anos, Frederico funda, juntamente com seis companheiros, as Conferências de São Vicente de Paulo.

Frederico Ozanam morreu na noite de 8 de Setembro de 1853, em Marselha. Segundo o site, “Este é o modelo de apóstolo leigo, erudito, empenhado e dedicado ao serviço dos mais pobres, que a Igreja apresenta a todos os fiéis, mas sobretudo aos jovens, durante a Missa presidida por João Paulo II, no dia 22 de Agosto, em Paris, na qual foi beatificado”.