Rádio Conexão Católica

NO 8º DIA DA ASSEMBLEIA GERAL, BISPOS ELEGEM SEIS PRESIDENTES DE COMISSÕES

No oitavo dia da 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os bispos escolheram mais seis novos presidentes para assumir outras seis Comissões Episcopais. Conheça os eleitos:

Dom Darci Nicioli
Dom Darci Nicioli

Dom Darci Nicioli assume Comissão para a Comunicação

Foi eleito no segundo escrutínio para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) o Bispo titular de Tito e auxiliar de Aparecida (SP), Dom Darci José Nicioli. Ele recebeu 207 votos, ultrapassando a maioria absoluta requerida de 138. No último quadriênio 2011-2015 a comissão foi presidida por Dom Dimas Lara Barbosa.

Dom Vilson Basso
Dom Vilson Basso

Dom Vilsom Basso é eleito presidente da Comissão para a Juventude

O Bispo de Caxias do Maranhão (MA), Dom Vilsom Basso, SCJ, foi eleito no primeiro escrutínio para presidir a Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Vilson Basso recebeu 171 dos votos do total de 273 votantes, alcançando assim a maioria absoluta requerida de 138 votos para o cargo. A comissão foi presidida, no quadriênio de 2011-2015, pelo recém nomeado Bispo de Jaboticabal (SP), Dom Eduardo Pinheiro da Silva.

Dom Joao Bosco Barbosa
Dom Joao Bosco Barbosa

Dom João Bosco Barbosa é eleito presidente da Comissão Vida e Família

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB) foi eleito nesta quarta-feira (22) ainda no primeiro escrutínio para o cargo. A comissão terá o Bispo de Osasco (SP), Dom João Bosco Barbosa de Sousa, à frente dos trabalhos.

Dom João Bosco recebeu 150 votos de um total de 267 votantes, superando a maioria absoluta requerida de 135 votos. A comissão foi presidida pelo Bispo de Camaçari (BA), Dom João Carlos Petrini, no período entre 2011-2015.

Dom João Justino
Dom João Justino

Dom João Justino é o novo presidente da Comissão para Cultura e Educação

O Bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), Jom João Justino de Medeiros Silva, foi eleito no segundo escrutínio para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom João Justino recebeu 227 votos do total de 280 votantes, alcançando assim a maioria absoluta requerida de 141 votos para o cargo. A comissão foi presidida no quadriênio de 2011-2015 por Dom Joaquim Giovanni Mol Guimarães.

Dom Guilherme Werlang
Dom Guilherme Werlang

Dom Guilherme Werlang é reeleito para Comissão Caridade, Justiça e Paz

O Bispo de Ipameri (GO), Dom Guilherme Werlang, foi reeleito no segundo escrutínio para presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o serviço da Caridade, Justiça e Paz da CNBB. Ao receber 184 votos dos 283 válidos, Dom Guilherme ultrapassou a maioridade absoluta necessária de 143 votos para ser eleito. O bispo já é presidente da comissão que trabalha junto às Pastorais Sociais desde 2011.

Dom Francisco Biasin
Dom Francisco Biasin

Comissão para o Ecumenismo tem Dom Biasin reeleito presidente

O primeiro escrutínio para a Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizado ainda na noite de terça-feira (21), reelegeu o Bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda (RJ), Dom Francisco Biasin, para presidente da comissão. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira, dia 22. O presidente reeleito recebeu 197 votos do total de 276, superando a maioria absoluta exigida no escrutínio, que era de 139 votos. O bispo já está à frente da Comissão desde 2011.

 

Com informações de CNBB.