Rádio Conexão Católica

NO SEGUNDO DIA DO MUTICOM, DOM DARCI LANÇA CURSO ONLINE PARA COMUNICADORES

No segundo dia de atividades do 9º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que iniciou com a Santa Missa, Dom Darci Nicioli lançou oficialmente o projeto Conexão Pascom. O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB afirmou que o objetivo do projeto é “reunir os agentes da Pastoral da Comunicação no cenário nacional”. As atividades do Muticom segue até domingo, dia 19.

dom_darci_nicioli_foto_fabianofachini
Dom Darci Nicioli fala sobre Conexão Pascom à Rede Século 21

O projeto Conexão Pascom oferece aos agentes de Pastoral, profissionais da comunicação e demais interessados, um curso interativo (online) que traz um aprofundamento no doc. 99 da CNBB, conhecido como Diretório de Comunicação na Igreja do Brasil. As aulas do curso “A Comunicação na Ação Evangelizadora” foram gravadas por especialistas em comunicação, catequese e Igreja, como a Irmã Élide Fogolari, Pe. Clóvis Andrade de Melo; os jornalistas Everton Barbosa e Ir. Diego Joaquim,C.Ss.R; a Doutora em Teologia, Irmã Vera Ivanise Bombonatto,FSP; a Doutora em Comunicação, Rosane da Silva Borges; e demais convidados comunicadores do Brasil.

missa-dom-darci-foto_williamfurtadoPresidida por Dom Darci e concelebrada pelos diversos Bispos e Padres presentes no encontro, na Santa Missa o Bispo falou também sobre a grande necessidade de se voltar à ética na comunicação – tema reforçado também pelos demais palestrantes ao longo desta quinta-feira.

Após a celebração eucarística, a manhã foi preenchida ainda por três palestras. Os temas abordados foram, respectivamente, “Internet e Redes Sociais” ministrado pelo presidente da comissão de comunicação social da Conferência Episcopal Alemã (Adveniat), Dom Gebhard Fürst; “A comunicação social e a construção ética do indivíduo” abordado pela professora Elizabeth Barros e, ‘A era da desintermediação: o senso religioso contemporâneo’ pelo Bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin.

Além das palestras, os mais de 500 comunicadores presentes contam também com uma feira de Comunicação dentro do Centro de Convenções de Vitória (ES). Conforme a organização do Muticom, a proposta da feira é congregar os participantes, criar meios de diálogo entre comunicadores e expositores. Na feira, é possível encontrar também artesanato e lembranças capixabas.

O 9º Muticom é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação da CNBB e, no Centro de Convenções de Vitória. Estão presentes no encontro representando a Diocese de Itapetininga, o Assessor Eclesiástico da Pastoral da Comunicação, Pe. André Luiz Garcia, o Pe. Sirlei Aparecido de Oliveira e o fotógrafo do site oficial da Diocese, William Furtado.

Programação

17/07 – SEXTA-FEIRA

8h00 – Missa de abertura

9h00 – A Igreja Católica na Mídia: análise do discurso (Elson Faxina)

10h30 – A espetacularização da notícia (Caco Barcellos)

12h00 – Almoço

14h00 – Grupos de trabalho

17h00 – Encerramento do dia

 

Com informações de Rede Século 21 e Diocese de Marília.

Fotos: Diocese de Itapetininga/William Furtado