Noites da Misericórdia segue durante a quaresma em todas as regiões pastorais da diocese

Estamos no tempo da Quaresma, tempo em que se propõe a conversão e a reconciliação com Deus, com a Igreja e com todos os irmãos. Tempo em que somos chamados a repensar nossas atitudes, reconhecer que somos pecadores e buscarmos o perdão do Pai, por meio do Sacramento da Reconciliação, e, assim nos prepararmos para a Semana Santa e para a Páscoa Ressurreição do Senhor Jesus.

Para atender a todos que procuram o Sacramento da Penitência neste período quaresmal, mutirões de confissões estão sendo realizados nas cinco regiões pastorais que compõem a Diocese de Itapetininga.

Na noite desta terça-feira, 27, foi a vez da Catedral Diocesana Nossa Senhora dos Prazeres receber os padres para as confissões.

O Sacramento da Confissão é o sacramento instituído por Jesus Cristo para perdoar os pecados cometidos após o Batismo.  Ele oferece aos fiéis a oportunidade de se arrependerem de seus pecados, confessá-los a um sacerdote e receber o perdão divino. O arrependimento sincero e a contrição perfeita são partes fundamentais da confissão, uma vez que a verdadeira conversão do coração é essencial para a validade do sacramento.

O processo de reconciliação começa com um exame de consciência, por meio do qual os fiéis refletem sobre suas ações e reconhecem os pecados cometidos. Em seguida, eles procuram um sacerdote em um momento de confissão, a fim de relatar os seus pecados. Ao final, o confessor impõe ao fiel uma penitência a ser feita em reparação pelos pecados cometidos. O sacerdote age como um intermediário entre o penitente e Deus, conferindo a absolvição dos pecados por meio do poder recebido de Cristo.

A absolvição é uma ação que vai além do mero perdão humano. O sacerdote, agindo “in persona Christi”, concede a absolvição sacramental, libertando o penitente da culpa espiritual e restaurando sua amizade com Deus e com a Igreja. Esse ato é um testemunho tangível do amor incondicional de Deus e da Sua misericórdia infinita. 7

O Sacramento da Confissão é um caminho de cura e renovação interior, através do qual os católicos podem experimentar o amor e o perdão de Deus. Ele oferece a oportunidade de reconhecer a própria fragilidade, arrepender-se