Começa nesta quarta-feira, dia 25 de setembro, a novena em honra ao padroeiro da Paróquia São Francisco de Assis de Capela do Alto. As missas acontecem durante a semana às 19h30, no sábado às 18h e domingo às 19h, com a presença de padres convidados. A festa em louvor a São Francisco de Assis segue até o dia 6 de outubro.
A Paróquia São Francisco de Assis está localizada na praça Cândido Suffia, 18, no centro de Capela do Alto.
Histórico
O povoado de Capela do Alto, surgiu com a passagem dos tropeiros vindo do Sul, com destina à feira de muares em Sorocaba. Os tropeiros paravam à margem do Ribeirão Itarassu, nome indígena, que significa “Pedra Grande”, que denomina um Bairro localizado a cerca de três quilômetros do centro da Cidade, para dar descanso, água e alimentação aos animais.
Muitos desses tropeiros, que eram descendentes de alemães, fixaram residência no Bairro do Itarassu lá pelos idos dos anos de 1820-1830. Em 1830, escolheram um lugar mais alto da região para construir uma capela e nela colocaram uma imagem de Nossa Senhora das Dores e outra de São Francisco de Assis (imagens de roca = de vestir), apropriadas para transportar em andor.
O local escolhido é atualmente o Santuário Paroquial da Mãe Rainha, após reforma total da igrejinha de Nossa Senhora das Dores e São Francisco de Assis. Mensalmente os moradores do Itarassu se convidavam entre si: “vamos à capela do Alto?” Essa a origem do nome da atual Cidade de Capela do Alto, Bairro pertencente à Araçoiaba da Serra, que foi elevado a Distrito no ano de 1954 e no ano de 1965 tornou-se Municípío, conservando seu nome de origem.
No ano de 1970, dia 25 de Janeiro, foi criada a Paróquia, que foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Araçoiaba da Serra, recebendo como Padroeiro, o grande e amado São Francisco de Assis. A Paróquia São Francisco de Assis pertenceu à Arquidiocese de Sorocaba, até o dia 19 de Julho de 1998, quando foi instalada a Diocese de Itapetininga e passou à circunscrição da nova Diocese.