Rádio Conexão Católica

O PESAR DO PAPA PELAS VÍTIMAS DO INCÊNDIO OCORRIDO NA ÍNDIA

O Papa Francisco “recebeu com pesar a notícia do trágico incêndio ocorrido no Templo de Puttingal, em Paravoor, no Estado indiano de Kerala”. Em uma mensagem assinada pelo Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, o Santo Padre envia “as condolências  às famílias das vítimas e das pessoas feridas, rezando por todos aqueles que foram envolvidos nesta tragédia e pelos agentes de socorro”, que estão trabalhando no local. Por fim o Pontífice invoca “sobre a nação a bênção divina de força e de paz.

Tragédia ocorreu na noite de sábado

O balanço ainda provisório é de 110 mortos e 350 feridos – muitos dos quais em condições críticas. O terrível incêndio irrompeu no complexo do Templos de Puttingal, no povoado costeiro de Paravoor, no Estado de Kerala, Índia meridional. No templo era festejada a deusa Bhadrakali, com um espetáculo de fogos de artifício, como é tradição. Este ano a queima de fogos não havia sido autorizada pelas autoridades de Kerala por motivos de segurança. Algumas fagulhas atingiram fogos estocados nas proximidades para outra festividade, o ano novo hinduísta, celebrado na próxima quinta-feira.

Ajuda governamental

No momento da tragédia, dentro do templo transformado em uma gaiola de fogo, estima-se que estavam presentes cerca de três mil pessoas. O fogo já foi controlado e no momento equipes de socorro trabalham no local. O Primeiro Ministro indiano, Narenda Mori, que visitou o local da tragédia, anunciou a entrega de 200 mil rúpias às famílias que tiveram uma vítima e de 50 mil àqueles que tiveram algum ferido no incidente.