Ordenação Diaconal do seminarista Renato será nesta sexta-feira (20) em Porangaba

Nesta próxima sexta-feira (20), às 19h30, acontece na Paróquia Santo Antônio em Porangaba/SP, a Santa Missa de Ordenação Diaconal do seminarista Renato Felix Silva dos Santos,  que tem como lema: “Apascenta as minhas ovelhas (Jo 21, 17)“.

A celebração será presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto. Vale recordar que, o seminarista recebe o sacramento da Ordem no grau de Diácono de forma transitória, uma vez que, este é um dos passos de preparação para os candidatos ao Presbiterato.

Os diáconos estão encarregados de executar o “serviço do ministério de Deus”, deixando de ser um leigo e passando a pertencer ao grupo do clero. A palavra diácono surgiu a partir do grego diakonos, que significa “atendente” ou “servente”. De acordo com a doutrina, o diácono católico é o “servo de Deus”, espalhando a sua palavra e ajudando a construir o seu reino junto aos fiéis na terra, de acordo com as necessidades da igreja.

Como diácono, Renato é chamado a tornar-se eternamente servidor do povo de Deus, especialmente dos mais pobres e abandonados, exercendo a diaconia da Palavra, da Caridade e da Liturgia.

Renato Félix – Teologia

Renato Felix Silva dos Santos,   nasceu no dia 04 de setembro de 1991 na cidade de São Paulo e depois se mudou para a cidade de Bom Jesus dos Perdões, que fica próxima de Atibaia/SP. Em 2000 seus pais se mudaram para a cidade de Porangaba/SP, onde vivem até hoje.

Foi na Paróquia Santo Antônio que Renato começou a dar os seus primeiros passos na fé, onde recebeu a graça dos Sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma.

Por volta dos nove anos de idade, começou a sentir o chamado do Senhor ao sacerdócio, quando começou a servir como coroinha na Paróquia.

Conforme o tempo foi passando, sentia-se  cada vez mais a chama do sacerdócio arder em seu coração, até que decidiu tomar a decisão de querer ser Padre e entrar para o seminário. Seus pais ficaram muito felizes com a notícia e deram todo o apoio.

Em 2014, começou a participar dos convívios vocacionais para poder discernir melhor este chamado em sua vida, e em 2015, ingressou no Seminário Diocesano São João Paulo II, e assim iniciou a sua caminhada rumo ao Presbiterato.

O tempo de seminário me ajudou a amadurecer mais na fé. São oito anos de muitas alegrias e também dificuldades, mas que contribuíram muito para o meu crescimento vocacional. Hoje, ao chegar no último ano de seminário, as vésperas do momento tão esperado que é a Ordenação, sinto uma alegria imensa que toma conta de mim”, comenta Renato.

Poder ter a graça de ser ordenado Diácono, e se preparar ainda mais para o Sacerdócio, é algo inenarrável que não tem como expressar com palavras. Agradeço a Deus por me conceder tamanha graça. Quero com o auxílio da graça de Deus me dedicar de corpo e alma ao ministério diaconal. Sou apenas um servo que deseja se colocar à serviço da grande vinha do Senhor, que necessita de muitos operários para a messe, e com alegria, desejo me colocar a serviço desta grande missão”, concluí.

Durante o período de seminário, Renato fez estágio pastoral na Paróquia Santo Antônio (Porangaba),  Paróquia São Roque (Itapetininga); Paróquia São João Batista (Guareí), Paróquia Nossa Senhora das Graças (Tatuí) e atualmente está na Paróquia São João Batista em Itapetininga.

Rezemos pelo nosso futuro Diácono e não nos esqueçamos de também de rezar pelas vocações sacerdotais e pela perseverança dos nossos seminaristas.