Rádio Conexão Católica

PADRE ANTÔNIO FERREIRA – 88 ANOS DE HISTÓRIA

Padre Antônio Ferreira, conhecido como Padre Toninho nasceu no dia 07 de outubro de 1926, é filho do casal Francisco Ferreira e de Custódia Vieira Rosa.

Por volta de 1938, o jovem Antônio Ferreira ingressou no Seminário Menor dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus em Pirassununga durante seis anos. Estudou também no Instituto João XXIII, na Vila Formosa em São Paulo. Para ajudar a família que passava por dificuldades, teve que abandonar o Seminário e retornar para Itapetininga.

Aos 30 anos, casou-se com Calisa Rezende no dia 17 de julho de 1953 em Itapetininga. Pe. Toninho lecionava aulas de Latim na Escola Peixoto Gomide e também trabalhou no Banco do Brasil, como motorista do carro forte, da qual hoje é aposentado pela empresa. Posteriormente se formou em Direito pela faculdade FBK de Itapetininga.

Em fevereiro de 1990, sua esposa Calisa Rezende veio a falecer por parada cardíaca e  Antonio Ferreira ficou viúvo.

Sempre foi atuante na paróquia, era leigo e trabalhava como leitor e comentaristas nas Celebrações Eucarísticas. Ele atuava na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres e também na Paróquia Nossa Senhora das Estrelas, ambas em Itapetininga.

Pe. José Pássaro, Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Estrelas na época, observando os trabalhos de Toninho na comunidade e sabendo que ele já havia estudado no Seminário , encaminhou uma carta para Dom José Lambert, Bispo Diocesano de Sorocaba, para que ele voltasse ao Seminário. Dom José aceitou a proposta e pediu para que o mesmo fizesse um curso de atualização de Teologia em Itapetininga orientado pelos Padres Mario Donato Sampaio e Pe. José Pássaro, durante 1 ano e meio.

Em abril de 1991, na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, foi ordenado Diácono e em 8 de dezembro do mesmo ano recebeu a Ordem do Sacramento , no Grau de Presbítero.

Recém-ordenado, Pe. Antonio Ferreira assumiu a Paróquia São João Batista, em Itapetininga, onde ajudou a construir a Igreja Matriz. Também passou pela Paróquia Bom Jesus de Alambari e Paróquia Sant ‘Ana e Santa Rita em Itapetininga.

Por motivos de saúde, Pe. Toninho foi para a cidade de Botucatu para realizar tratamentos e na cidade celebrava algumas Missas.

Por essa ocasião, em 2005, Pe. Antônio Ferreira foi liberado de suas atividades ministeriais e desde então vive no Seminário Diocesano São João Paulo II, onde é cuidado 24h por três enfermeiras, além do carinho e atenção dos seminaristas que lá residem.

Na manhã desta terça feira a senhora, Terezinha Batista que cuidou do Padre Toninho  logo que ele foi morar no Seminário fez -lhe uma visita. “ Cuidei do Padre Toninho durante dois anos, ele ainda estava muito bem, e hoje venho até aqui para abraça-lo neste dia do seu aniversário”. Comenta Terezinha.

IMG-20141007-WA0006
Dona Terezinha em visita ao Pe. Toninho na manhã desta terça-feira

Nilza Bueno é atendende do Padre há dois anos e diz que quer cuidar dele até o fim, pois foi paroquiana dele desde quando era pároco na Paróquia São João Batista e teve uma filha batizada por ele.

Hoje, 7 de outubro, Padre Toninho, comemora seus 88 anos de idade. Que Deus derrame muitas graças e bênçãos em sua vida, muita saúde, paz para que continue sempre conosco .

PARABÉNS !!!!

IMG-20141007-WA0002        IMG-20141007-WA0007      1