Padre Élcio participa de Encontro Nacional da Pastoral Familiar em Brasília (DF)

Padre Élcio Roberto de Góes, está participando do “Encontro Nacional de Bispos Referenciais e Assessores da Pastoral Familiar e Movimentos e Serviços Familiares”. O encontro teve início na última terça-feira (2), e acontece na casa de encontros “Dom Luciano Mendes” em Brasília (DF).

O evento é realizado pela Comissão Episcopal para a Vida e Família da CNBB, por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), abordando o tema “Os desafios da evangelização hoje, na perspectiva familiar”.

O encontro é assessorado pelo arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequético da CNBB, Dom Leomar  Brustolin.  O encerramento acontece nesta sexta-feira (5).

Dom Leomar Brustolin conduziu as reflexões sobre a evangelização das famílias nos dias atuais com destaque a renovação da comunidade pela iniciação da vida cristã.

Os participantes puderam comparar os diferentes modelos de paróquias e perceber que aquela mais adequada para o atual contexto é aquela que possui pequenos grupos centrados e alimentados pela Palavra de Deus, com a manutenção orientada das manifestações de piedade popular, espaços de participação e atividades de caridade, e nos quais todos se reúnem em torno das mesas da Palavra e da Eucaristia como centro e ápice da vida paroquial.

Dom Leomar motivou, especialmente os padres, a olharem para o rosto de Cristo na cruz de São Damião, com a qual São Francisco teve um encontro com o Senhor. “Que o olhar de Cristo, que falou para Francisco ‘reconstrói a minha Igreja’ possa ser contemplado por vocês“, disse.