Aconteceu entre os dias 12 e 14 de setembro em João Pessoa (PB), o XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar. O evento, sediado no Centro de Convenções da capital paraibana, contou com a presença de mais de 2 mil inscritos vindos de diversos estados do Brasil, representando os 19 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Consolidado como um dos maiores encontros da Igreja Católica no país em 2025, o congresso é um marco de fé, comunhão e missão.
Com o tema “A família, peregrina da esperança”, os participantes puderam refletir sobre a missão da família cristã no mundo atual, enfrentando os desafios e transformações da sociedade contemporânea. Ao longo de três dias, a programação foi marcada por momentos de formação, espiritualidade, oração, partilha e convivência, reafirmando o papel da família como caminho de evangelização e esperança.
O Congresso Nacional da Pastoral Familiar, realizado a cada dois anos, tornou-se referência para a Igreja no Brasil. A cada edição, milhares de pessoas se reúnem para aprofundar a vivência pastoral e fortalecer a missão da Pastoral Familiar nas comunidades e dioceses. Este ano, a programação contou com a presença de palestrantes renomados, entre bispos, padres, diáconos, casais e especialistas, que conduzirão conferências, mesas de partilha e experiências vivenciais.
Além da dimensão formativa, o congresso também valorizará a cultura nordestina por meio de apresentações artísticas, musicais e expressões da religiosidade popular, promovendo momentos de integração e convivência fraterna.
Em seu último ato como representante do ECC Nacional, padre Élcio Roberto de Góes, participou do congresso reforçando o compromisso com a evangelização e a missão da Pastoral Familiar, testemunhando esperança e fé em meio aos desafios do tempo presente.




