Padre Lucas Augusto recebe homenagem pelo resgate histórico de Monsenhor Castanho

O Reitor do Santuário São João Batista de Guareí, foi condecorado nesta última quarta-feira, dia 06 de novembro, com o colar da “Cruz de Alvarenga e Heróis Anônimos“, devido ao processo de resgate histórico da vida, obra e sacerdócio de Monsenhor Castanho.

O Ato Solene aconteceu durante a sessão magna do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Sorocaba na Catedral Nossa Senhora da Ponte da Arquidiocese de Sorocaba.

O Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Sorocaba foi fundado por Monsenhor Castanho em 1954 e tem por finalidade promover o estudo e divulgação da história e cultura de Sorocaba.

 

Monsenhor Luiz Castanho de Almeida,  nasceu em Guareí, em 6 de novembro de 1904, era primogênito de uma família de cinco filhos. Ingressou no seminário em 1918; cursou Filosofia e Teologia. Completou os estudos exigidos para o sacerdócio em 1924 e, nesse mesmo ano, foi designado para secretário do bispado e secretário particular do bispo Dom José Carlos de Aguirre. Nesse ano também havia sido criada a Diocese de Sorocaba.
Ficou nessa função até 1929, quando foi nomeado pároco de Araçoiaba da Serra. Depois seguiu para Itararé e, no ano seguinte, foi transferido para Itapetininga como pároco. No mesmo ano, foi nomeado para voltar à Guareí, sua terra natal.

Ficou em Guareí até 1933, quando retornou a Sorocaba, como coadjutor da catedral. Foi nomeado pároco da igreja Bom Jesus dos Aflitos, exercendo essa função até 1937, quando a doença de esclerose múltipla começou a comprometer suas atividades sacerdotais.
Nessa época ainda foi construída a sua casa, hoje sede do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS). Morou ali com a família até falecer no dia 28 de fevereiro de 1981.

O título de Monsenhor foi recebido em 1962, sete anos antes da publicação da obra “História de Sorocaba”, que será relançada pela editora Ottoni neste ano.