Padre Valdori Alexandre Rosa, pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo de Itapetininga participa entre os dias 29 de julho e 02 de agosto, do I Congresso Nacional dos Exorcistas da Secretaria Linguística da Associação Internacional de Exorcistas (AIE). O Congresso acontece no Recanto Marista Champagnat em Florianópolis (SC) e reúne cerca de 50 sacerdotes de todo país.
Padre Valdori Alexandre Rosa é exorcista oficial da Diocese de Itapetininga e membro da AlE (Associação Internacional dos Exorcistas). Para exercer esse ofício de exorcista, o bispo diocesano concede a um sacerdote uma “licença especial e expressa”. Este sacerdote deve ser “dotado de piedade, ciência, prudência e integridade de vida”.
O encontro propõe como fins específicos: promover a primeira formação de base e a sucessiva formação permanente dos exorcistas; favorecer os encontros entre os exorcistas sobretudo em nível nacional e internacional, para que compartilhem as próprias experiências e reflitam juntos sobre o ministério a eles conferido; favorecer a inserção do ministério do exorcista na dimensão comunitária e na pastoral ordinária da Igreja local; promover o reto conhecimento deste ministério no povo de Deus; promover estudos sobre o exorcismo nos seus aspectos dogmáticos, bíblicos, litúrgicos, históricos, pastorais e espirituais; promover uma colaboração com profissionais especialistas em medicina e psiquiatria que sejam competentes também nas realidades espirituais”.