Padre Valdori participa do Congresso Internacional de Exorcistas em Roma – Itália

Padre Valdori Alexandre Rosa, exorcista oficial da Diocese de Itapetininga e pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, está participando entre os dias 15 e 20 de setembro do Congresso Internacional de Exorcistas, promovido pela Associação Internacional de Exorcistas (AIE) em Roma na Itália.

O evento reúne sacerdotes de diversos países para aprofundar estudos e práticas ligadas ao ministério do exorcismo na Igreja Católica. A AIE, fundada em 1994 por sacerdotes como o Padre Gabriele Amorth, tem como objetivo oferecer formação contínua aos padres exorcistas, favorecer o intercâmbio de experiências e atualizar diretrizes sobre aspectos bíblicos, teológicos, litúrgicos e pastorais do exorcismo. Além disso, são discutidas as relações com a ciência médica e psicológica, a fim de distinguir com clareza as dimensões espirituais dos sofrimentos humanos.

Para a Diocese de Itapetininga, a presença do Padre Valdori é motivo de alegria e reconhecimento. “É uma oportunidade de trazer para nossa realidade diocesana orientações seguras da Igreja, de modo a servir melhor aos fiéis que buscam ajuda nesse campo tão delicado”, destacou o sacerdote antes da viagem. Na foto abaixo, ele aparece com os padres da Secretaria de Língua Portuguesa e o presidente da Associação, Mons. Karel Orlita, da República Tcheca.

Ao retornar ao Brasil, Padre Valdori pretende compartilhar com o clero e com as pastorais as reflexões e diretrizes apresentadas no congresso, reforçando o compromisso da diocese em oferecer um serviço pastoral atento, fundamentado na fé e em comunhão com a Igreja.

A cidade que sedia o congresso, Roma, é reconhecida por sua rica história e importância religiosa, sendo o centro espiritual da Igreja Católica. O evento ocorre em um momento significativo, reunindo líderes espirituais de todo o mundo para fortalecer o ministério do exorcismo e promover a unidade na fé.