Padres da Diocese de Itapetininga participam de curso de atualização

Os Padres da Diocese de Itapetininga estão participando do Curso de Atualização para o Presbitério. O encontro acontece no Seminário Diocesano, São João Paulo II em Itapetininga e segue até a próxima quarta-feira (24).

O curso tem como tema “A Espiritualidade nos evangelhos Sinóticos”, orientado pelo Dr. Pe. Alfredo Rafael Belinato Barreto da Arquidiocese de Cascavel/PR. O Bispo Diocesano, Dom Gorgônio, também participa junto ao Clero.

Pe. Alfredo Rafael Belinato Barreto

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008). Licenciatura em História, pelo Centro Universitário Internacional (PR) (2020). É bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-campus Londrina (2012). Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-campus Curitiba (2013), doutor em Teologia nesta mesma instituição (2018). Mestrando em Filosofia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus Toledo. Professor no Instituto Arquidiocesano de Teologia em Cascavel – PR. Membro do Centro de Letras do Paraná. Atua na investigação das tradições cristãs primitivas e do desenvolvimento do cristianismo no mundo mediterrâneo. Pesquisa as fontes cristãs neotestamentárias e extra-bíblicas, e as diferentes tradições narrativas que integram o testemunho literário das primeiras comunidades cristãs. Possui especialização em arqueologia sacra pelo Pontifício Instituto de Arqueologia Cristã – Roma. Dedica-se, também ao estudo da iconografia paleocristã e tardo-antiga, sob viés filosófico e teológico, bem como seu desenvolvimento e relação com as outras áreas do saber humano a partir da obra de André Grabar (1896-1990).

(Texto informado pelo autor)

Fotos: Pe. Márcio Almeida