PADRES DA DIOCESE ESTUDAM NOVO PROCESSO DE CATEQUESE

A Diocese de Itapetininga já a alguns anos vem desenvolvendo, em comunhão com a Igreja, um novo processo de catequese para nossos catequizando, sejam crianças, jovens ou adultos, para realmente forma-los para uma fé verdadeira e enraizada, fazendo-os discípulos de Jesus Cristo, através da experiência de um encontro com Cristo no anúncio do Evangelho, o querigma.

Com isto, a coordenação de catequese iniciou este processo de mudança, de uma catequese de mera instrução para uma experiência de Iniciação a Vida Cristã, no formato da Igreja primitiva que nos primeiros séculos fazia uma formação em estilo catecumenal.

Desde então, nossos catequistas vem passando por constante formação para integra-las neste caminho catecumenal e assim, irem adaptando esse novo processo em suas Paróquias e Comunidades.

Diante deste esforço, houve a junção da Pastoral da catequese e da Pastoral do Batismo que agora formam uma só pastoral: Pastoral da Iniciação a Vida Cristã.

20150324_100139

E nesta manhã de terça-feira (24), os Padres da nossa Diocese estão também passando por esta formação para poderem ajudar nossos catequistas nesta transição, animando os catequistas e capacitando-os nesta missão.

20150324_100127

O encontro é conduzido pelo Bispo Diocesano Dom Gorgônio que abriu o encontro introduzindo os Padres ao tema e em seguida, o Pe. Júlio Ferreira, assessor diocesano da Pastoral da Iniciação a Vida Cristã falará sobre o Ritual de Iniciação a Vida Cristã.

O objetivo da Diocese é fazer com que todas as Paróquias assumam este novo estilo de catequese.