PADRES DE TODO PAÍS PARTICIPAM DE SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO NO RIO DE JANEIRO

Iniciou nesta terça-feira (15/09) o II Seminário de Comunicação para Padres. O encontro está sendo realizado no Centro de Estudos do Sumaré, na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. O Assessor Eclesiástico (Diocese de Itapetininga) e coordenador da Pastoral da Comunicação na Sub-região de Sorocaba, Pe. André Luiz Garcia, está presente no Seminário. O tema do retiro são “Os meios de Comunicação para a Unidade e o progresso da Família Humana”. As palestras seguem até sexta-feira, dia 18.

Na imagem principal, (da esq. para dir.) o organizador e  coordenador do Seminário, Pe. Arnaldo Rodrigues, o Cardeal Dom Orani e o Cônego Marcos Willian na abertura do evento.

Estão presentes também no Seminário, Padres comunicadores, Seminaristas e leigos de todas as partes do Brasil. Na abertura do encontro às 18h, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, presidiu a Santa Missa. Na sequência, o Vigário Episcopal para a Comunicação, Cônego Marcos William iniciou a primeira conferência com a reflexão sobre a “Comunicação e Sistema).

12009577_489291511249501_2208607687350797085_n
Dom Orani e o prof. Dr. Carlos Alberto di Franco

Na manhã de quarta-feira (16), o professor do Instituto Internacional de Comunicação (SP) Dr. Carlos Alberto di Franco abordou a “Ética e Caminhos da qualidade na Comunicação Religiosa”. Em suas primeiras falas, Carlos ressaltou que o “Papa Francisco inaugurou um tempo novo na comunicação da Igreja. Não quanto ao conteúdo mas, na forma e no jeito de comunicar”.

Outro fator destacado pelo Dr. Carlos foi a necessidade da Comunicação Religiosa antecipar as notícias para os meios de comunicação seculares. Ele afirmou que “os jornalistas seculares não estão preparados para analisar discursos e decretos pontifícios”, dessa forma, o ‘remédio’ seria “a Igreja preparar pessoas e dispor conteúdos para auxiliar as mídias seculares para não dar espaço para percepções equivocadas”.

À tarde no dia 16, o professor tratou sobre outros dois temas, “Comunicação institucional” e “A voz da Igreja nos debates públicos: uma proposta estratégica”. Para Carlos, a voz da Igreja deve ser “sem muitos rodeios, verdadeiros, transparentes e diretos, como Cristo Jesus, o maior mestre de comunicação de todos os tempos. Menos julgamento ao se tratar de tais temas e mais misericórdia e acolhimento. Pela sua história e importância, a igreja tem o dever e o direito de se manifestar nos espaços públicos”.

Com informações e fotos da fanpage Seminário de Comunicação para Padres.