PADRES SÃO ORIENTADOS SOBRE “AMORIS LAETITIA” E MOMENTO ATUAL DO PAÍS

Os Padres da Diocese de Itapetininga estiveram reunidos pela manhã nesta terça-feira (10/05) na Cúria Diocesana juntamente com o Bispo, Dom Gorgônio. Esta é a terceira reunião do ano em que encontram os cinquenta Presbíteros de nossa Diocese. Logo após as orações iniciais, o Bispo fez um panorama sobre a Exortação Apostólica pós-sinodal “Amoris Laetitia”. Ele afirmou que o Papa Francisco colheu os frutos dos sínodos realizados e que deram origem a esta belíssima exortação que trata sobre a beleza do amor familiar e o anseio pela família.

ReuniãoPresbitérioMaio-fotoPeAndréGarcia (2)Ele apresentou também um relatório sobre a 54ª Assembleia Geral dos Bispos. O tema central do relatório foi a aprovação da versão final do documento “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade: Sal da terra e luz do mundo (Mt 5, 13-14)” na Assembleia. O estudo visa ser um referencial da reflexão da Igreja sobre a identidade e a atuação dos leigos nas comunidades e na sociedade.

Ainda sobre a Assembleia, Dom Gorgônio abordou a análise de conjuntura “Pensando o Brasil” que traz uma mensagem dos Bispos sobre a situação atual do país; falou sobre as mensagens da CNBB sobre o momento atual e as eleições municipais, sobre a Pastoral do Dízimo; orientou também sobre a Espiritualidade na Liturgia e o batismo de crianças adotadas por pessoas homoafetivas; sobre o trabalho de evangelização durante os Jogos Olímpicos e Para-olímpicos, e também das inscrições para o Congresso Eucarístico Nacional que acontecerá no mês de agosto, em Belém do Pará (PA).

Outros assuntos abordados foram o dia de oração pela santificação do Clero a ser realizado no dia 3 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, no Seminário Diocesano São João Paulo II; de 7 a 9 de junho, Dom Gorgônio participa da Assembleia do Regional Sul da CNBB, em Aparecida (SP) e; entre os dias 4 e 7 de julho, os Padres participam de um retiro espiritual que será ministrado pelo Bispo auxiliar de São Paulo, Dom Carlos Lema Garcia.

Para este mês, o Bispo destacou a realização das Assembleias Paroquiais na Diocese; da celebração da Solenidade de Pentecostes no próximo dia 15; da Solenidade de Corpus Christi no dia 26 e da Romaria Diocesana à Aparecida (SP) no dia 28.

Fotos: Diocese de Itapetininga/Pe. André Garcia