Rádio Conexão Católica

PAPA AOS CRISTÃOS PERSEGUIDOS NO IRAQUE: QUERIA ESTAR ALI CONVOSCO

O Papa Francisco enviou na sexta-feira, dia 5, através do Cardeal Philippe Barbarin, Arcebispo de Lyon, em França, uma vídeo-mensagem ao povo e aos cristãos do Iraque. O Cardeal Barbarin, em visita de dois dias ao Iraque encontrará os cristãos perseguidos, refugiados em Ebril, no Curdistão iraquiano. O objetivo da sua viagem tem duplo significado: assegurar a contínua solidariedade espiritual da Igreja aos cristãos no Iraque e verificar no local a organização das ajudas humanitárias enviadas à região.

Na sua Mensagem, o Santo Padre envia a sua saudação e expressa a sua solidariedade espiritual para com o povo iraquiano:

Também eu queria estar ali, mas visto que não posso viajar, faço-o assim… mas estou tão próximo de vós nestes momentos de dificuldade. Disse-o no regresso da minha viagem à Turquia: os cristãos são expulsos do Médio Oriente com sofrimento. Agradeço-vos o testemunho que dais com tanto sofrimento. Obrigado!”

O Papa Francisco agradece o testemunho cristão e expressa a sua preocupação pela perseguição de um grupo extremista fundamentalista naquela região, que causa sofrimentos desumanos a inteiras comunidades, sobretudo cristãos e yazidis, por causa da sua identidade étnico-religiosa:

“Os cristãos e yazidis foram expulsos com força das suas casas e forçados a deixar os seus bens para salvar a própria vida, sem renegar à sua fé. A violência destruiu edifícios sagrados, monumentos, símbolos religiosos e patrimónios culturais quase a querer cancelar cada rasto e memória do outro. Na qualidade de chefes religiosos, temos a obrigação de denunciar todas as violações da dignidade e dos direitos humanos.”

O Santo Padre cita Santa Teresinha do Menino Jesus, que dizia: “Eu e a Igreja sentimo-nos como uma cana: quando chega o vento ou a tempestade, ela verga, mas não quebra”.

”Vós sois as canas de Deus hoje! As canas que vergam com este vento feroz mas que depois ressurgirão! Quero agradecer uma vez mais. Rezo ao Espírito que faz novas todas as coisas para que dê a cada um de vós força e resistência. É um dom do Espírito Santo.”

O Santo Padre conclui a sua Mensagem exortando a uma maior convergência internacional para resolver os conflitos que mancham de sangue aquelas terras e que levam as pessoas a deixar a sua pátria.

O Papa afirma ainda que na Solenidade da Imaculada Conceição na segunda-feira dia 8 de dezembro a oração de todas as comunidades cristãs pedirá a Nossa Senhora por aqueles cristãos perseguidos e sofridos em terras iraquianas.

 

Fonte: Rádio Vaticano