Papa deixa o Vaticano para os exercícios espirituais da Quaresma

Como já é tradição neste Pontificado, o Papa deixou o Vaticano na tarde deste I Domingo de Quaresma (5 de março) em direção de Ariccia, a cerca de 30 km a sudeste de Roma, para seguir os exercícios espirituais. O tema este ano é “Paixão, morte e ressurreição de Jesus segundo São Mateus”.

Ariccia é uma pequena localidade situada entre os lagos Albano e Nemi, de pouco mais de 18.000 habitantes e que, assentada entre colinas e afastada da rumorosa capital italiana e da Santa Sé, constitui um lugar propício para a meditação.

Às 16h, o micro-ônibus do Vaticano deixou a Casa Santa Marta com o Pontífice e seus colaboradores com os quais, a partir de segunda-feira (06/03), seguirá uma rotina marcada pela oração na Casa dos Paulinos Divino Amor.

Até sexta-feira (10/03), o grupo fará nove meditações, missas de manhã cedo, adorações e oração das vésperas, no final da tarde.

Segundo o Frei Giulio Michelini, pregador dos exercícios, haverá ‘muita atualidade’ em suas meditações, como temas ligados à família, aos pobres, às pessoas que vivem na provação. Entrevistado pelo jornal L’Osservatore Romano, o frade revelou que seus textos não serão limitados a reflexões evangélicas, mas conterão referências a obras de Amos Oz, Franz Kafka e outros.