PAPA FRANCISCO PRESIDE REUNIÃO PREPARATÓRIA AO SÍNODO

O Conselho Ordinário do Sínodo dos Bispos esteve reunido nos dias 25 e 26 de maio, em preparação à XIV Assembleia Geral Ordinária sobre o tema “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”, que terá lugar de 4 a 25 de outubro do corrente ano. O Conselho foi presidido pelo Papa Francisco, o que demonstra a importância que o Pontífice atribui ao caminho sinodal em andamento.

Contribuições de todo o mundo enriqueceram instrumento de trabalho

No encontro destes dois dias, o Conselho examinou detalhadamente o projeto do Instrumentum laboris resultante da Relatio Synodi da Assembleia Extraordinária, enriquecido com as numerosas contribuições fornecidas pelas respostas às perguntas contidas nos Lineamenta enviadas pelas Conferências Episcopais e por outros organismos, assim como por numerosas contribuições de diversas realidades eclesiais e de fieis, chegadas à Secretaria Geral.

Redação final e tradução nas diversas línguas

A ampla e profunda análise do texto ofereceu propostas e contribuições para a sua integração e a sua melhoria. O texto assim revisado e partilhado pelos membros do Conselho, foi confiado à Secretaria Geral para a redação final, a tradução em diversas línguas e a publicação que deverá ocorrer em poucas semanas.

Terminada a análise do Instrumentum laboris, foram apresentadas as propostas da Secretaria Geral para atualizar a metodologia dos trabalhos da próxima Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.