Papa nomeia português Arquivista e Bibliotecário do Vaticano

O Santo Padre nomeou Arquivista e Bibliotecário da Santa Igreja o reverendo sacerdote José Tolentino Calaça de Mendonça, até agora Vice-Reitor da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, elevando-o ao mesmo tempo à sede titular episcopal de Suava, com a dignidade de Arcebispo. Ele assumirá o novo cargo a partir de 1º de setembro de 2018.

Curriculum vitae

– Nasceu em Madeira (Portugal), em 15 de dezembro de 1965.
– Foi ordenado sacerdote para a Diocese de Funchal (Madeira), em 28 de julho de 1990.
– Obteve o diploma em Teologia na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa em 1989; e o Diploma em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico de Roma, em 1992.
– Obteve o doutorado em Teologia Bíblica na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, em 2004.
– Docente no Seminário Diocesano do Funchal.
– Reitor do Pontifício Colégio Português de Roma.
– Vice-Reitor e Docente da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa.
– Docente enviado nas Universidades Católicas de Pernambuco e Rio de Janeiro; e na Faculdade de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte (Brasil).
– Consultor do Pontifício Conselho da Cultura desde 2011.
– Ele publicou inúmeros livros e artigos nos campos teológicos e exegéticos, bem como vários trabalhos poéticos.
Fonte: Vatican News