Rádio Conexão Católica

PAPA RECEBERÁ PRÊMIO CARLOS MAGNO EM MAIO

No próximo dia 6 de maio será entregue ao Papa Francisco o Prêmio Carlos Magno, a ele atribuído em dezembro de 2015. O Prêmio é conferido pela cidade de Aquisgrano, Alemanha, à personalidades que tenham se distinguido por seu papel em favor dos valores europeus.

O Papa traz uma mensagem de esperança para a Europa num momento de crise que colocou em segundo plano “todas as conquistas do processo de integração”, lê-se na motivação da atribuição da distinção, em dezembro de 2015. Em particular, são citados os pronunciamentos do Santo Padre durante sua viagem a Estrasburgo, nordeste da França, em novembro de 2014.

Francisco – segundo explicou na época a Sala de Imprensa da santa Sé – aceitou o Prêmio “de maneira totalmente excepcional” – pois normalmente não o faz – “como gesto para que a Europa trabalhe pela paz”. O Pontífice é a “voz da consciência” que pede para que o homem seja colocado no centro, “uma autoridade moral extraordinária”, afirmou o Padre Federico Lombardi, em entrevista à Rádio Vaticano.

A Chanceler alemã Angela Merkel viajará a Roma para participar o ato, do qual também tomarão parte os Presidentes da  Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker; do Parlamento, Martin Schulz e do Conselho, Donald Tusk.

Entre as figuras distinguidas com o Prémio Carlos Mago estão o ex-Presidente francês François Mitterand  e o ex-Chanceler alemão Helmut Koll, “ex aequo” (1988), o ex-Presidente norte-americano Bill Clinton (2000) e a Chanceler Angela Merkel em 2008.