Parolin encontra Ministro do Exterior russo: consolidar laços

“A Rússia e o Vaticano têm pontos de vista próximos sobre a crise global e sobre os temas de paz, da justiça social e dos valores familiares”, disse o Ministro do Exterior russo Sergei Lavrov, ao dar as boas-vindas ao Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin na manhã desta terça-feira, 22.

Relações de alto nível

“Estamos felizes por este encontro, afirmou. É a primeira visita na Federação Russa neste século de um Secretário de Estado vaticano”, observou. “As nossas relações cresceram, chegando a níveis mais elevados. Além disso, estão se desenvolvendo as relações entre as Igrejas, como testemunha o encontro entre o Pontífice e o Patriarca Kirill”, acrescentou Sergei.

“Estou honrado e emocionado em estar aqui com vocês e de encontrar amanhã o Presidente Vladimir Putin em Sochi”, disse por sua vez o Cardeal Parolin na abertura do encontro.

“Esta é uma ocasião propícia para verificar e consolidar as nossas relações bilaterais, que são de alto nível e por isto gostaria de expressar minha satisfação. O diálogo se realiza em altos níveis, como as consultas políticas tradicionais entre vice-ministros, que se ouvem com regularidade”.

Temas no encontro com Putin

A situação dos cristãos no Oriente Médio e na África, assim como a situação na Síria e na Ucrânia estarão na pauta do encontro entre o Cardeal Parolin e o Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin na quarta-feira, 23, em Sochi.

Quem antecipou o teor do colóquio foi a Sala de Imprensa do Kremlim, acrescentando que nos colóquios se falará também das “questões-chave das relações interestatais russo-vaticanas, incluídos os campos político e cultural-humanitário”.