Paróquia Divino Espírito Santo de Angatuba é elevada a Santuário Diocesano

Na noite deste último domingo, dia 21 de abril, em solene celebração presidida pelo Vigário Geral, Padre Élcio Roberto de Góes, foi elevada a Santuário Diocesano a Paróquia Divino Espírito Santo da cidade de Angatuba.

A Santa Missa contou com a presença do Padre Fábio Meira, Pe. Júlio Ferreira, Pe. Luiz Antônio, Pe. Edson Lúcio, Pe. Márcio Mendes, vigário paroquial e Pe. Rodolfo Rodrigues, pároco, além de diáconos, seminaristas, autoridades civis municipais e centenas de fiéis que lotaram a igreja matriz.

Logo no início da celebração foi realizado a leitura do histórico da paróquia e em seguida Pe. Márcio Mendes, vigário paroquial, fez a leitura da benção apostólica do Papa Francisco, por ocasião do 150º aniversário de instalação da paróquia.

Na sequencia, Padre Júlio Ferreira de Campos, realizou a leitura do decreto de criação do Santuário Diocesano, e nomeação de Padre Rodolfo Rodrigues, como o primeiro reitor.

Além das leituras, a cerimônia também foi marcada por momentos significativos como a da dedicação do altar, ladainha de todos os santos, entrada do óleo santo, oração e hino do ano jubilar,

No final da celebração, Padre Rodolfo fez uso da palavra e destacou que esse ano seria um ano especial, já que a paróquia completa 150 anos de instalação canônica. “Foi uma longa jornada até aqui, caminhada feita por passos de muitos padres e leigos na evangelização do anúncio de fé”, comentou o padre.

Santuário é lugar de graças, lugar de milagres e quantos já foram realizados aqui e muito mais veremos em nosso meio” ressalta.

Em sua fala Padre Rodolfo também destaca que a partir desta celebração começa uma nova etapa na vida pastoral e pediu as orações de todos para construírem juntos mais uma página da história da paróquia.

Padre finaliza agradecendo a todos que estiveram envolvidos e se dedicaram para este marco tão importante, agradeceu aos padres presentes e ao bispo diocesano Dom Gorgônio que por força maior não pode estar presente na celebração e a todos os paroquianos que o acolheram.

A missa de elevação encerrou com o descerramento e leitura da placa alusiva de inauguração do Santuário.

O Santuário Divino Espírito Santo, está localizado na Rua João Satiro de Almeida Leme, n° 561, no centro, em Angatuba.

Santuário é um título dado pela Igreja a um templo, aonde os fiéis em peregrinação, por algum motivo especial de piedade são atraídos por ser um lugar onde fiéis devotos alcançam graças, transformando-o em um local sagrado da ação poderosa de Deus que recorda na fé a obra salvífica do Senhor. Um dos principais requisitos para uma Paróquia se tornar Santuário é ter peregrinações e romarias de devotos.

Nos Santuários, oferecem-se aos fiéis, meios  de salvação mais abundantes, anunciando com diligência a Palavra de Deus, incentivando adequadamente a vida litúrgica, principalmente com a Eucaristia e a celebração da Penitência, e cultivando as formas aprovadas de piedade popular. (Cân. 1234 do Código de Direito Canônico).

Com a elevação para “Santuário Divino Espírito Santo”, abre-se novas perspectivas não só no campo religioso, mas também no campo social e econômico do município, que poderá entrar para a rota do turismo religioso do Estado de São Paulo, atraindo turistas e melhorando o comércio local.

Fotos: Adriana Ventura