Paróquia Sagrada Família realiza 1ª Missa com interpretação de Libras

A Paróquia Sagrada Família, em Tatuí (SP), é a primeira a iniciar o caminho de implantação da Pastoral do Surdo. Para isto, realiza neste sábado (1º/09), às 17h, a sua primeira Missa com intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Ou seja, ao longo da celebração eucarística uma equipe de intérpretes da Pastoral do Surdo interpretará todas as partes, fazendo com que o deficiente auditivo possa participar efetivamente da Liturgia.

A interpretação de Libras não exclui os ouvintes da celebração, pelo contrário, atrai as pessoas ao incluir o surdo na celebração. Todos os membros da Comunidade são convidados a participar desta Missa. “Certamente há muitos fieis surdos que podem ser incluídos como participantes ativos na comunidade. O que estamos fazendo é promover a inclusão, o que é também papel da Igreja”, afirma o Pe. Edvilson de Godoy, Pároco da Matriz Sagrada Família.

No início de agosto aconteceu, em Itapetininga (SP), o I Encontro Diocesano da Pastoral do Surdo. Lá Pe. Rodrigo Feitosa, assessor eclesiástico diocesano da Pastoral, destacou que “sem esta interação, sem esta interpretação, o surdo não consegue entrar na questão mística e ter um conhecimento profundo da vida”. Já o intérprete Maurício Gut, da Arquidiocese de Campinas, ressaltou também que “o surdo pode exercer funções dentro da Igreja e desenvolver um papel atuante dentro das pastorais e movimentos”.

A Paróquia Sagrada Família está localizada na Avenida Cônego João Clímaco, 115, no centro de Tatuí (SP).

Foto: Arquivo/Diocese de Itapetininga