Paróquia Santa Cruz de Cesário Lange celebra 110 anos de instalação

Nesta terça-feira, 20 de fevereiro, a Paróquia Santa Cruz de Cesário Lange completa 110 anos de instalação. A celebração litúrgica pelo aniversário paroquial ocorreu na noite de domingo, 18, com Santa Missa, na Igreja Matriz, sendo presidida pelo pároco padre Cristiano José Chicuta.

De acordo com registros históricos citados no livro “Paróquia Santa Cruz de Cesário Lange – 90 anos”, de autoria do paroquiano Fernando Antônio Batista de Almeida, a instalação da paróquia cesariolangense ocorreu em 20 de fevereiro de 1914, por meio de decreto assinado pelo bispo Dom Lúcio Antunes de Souza (1863-1923) da então, recém-criada Diocese de Botucatu.

Contudo, ainda conforme os registros, a história desta comunidade começou com a fundação da pequena capela de Passa Três dedicada à Santa Cruz – que teve a primeira missa celebrada em 12 de dezembro de 1878 pelo padre cônego Demétrio Leopoldo Machado, então vigário de Nossa Senhora da Conceição de Tatuí, paróquia que, na época, pertencia à diocese de São Paulo.

Fotos: Tiago Prudente