Notícia Destaque Notícias da Diocese

Paróquia São João Batista de Guareí realiza novena em honra ao seu padroeiro

A Paróquia São João Batista da cidade de Guareí está realizando a novena em louvor ao seu padroeiro. As celebrações tiveram início na última segunda-feira (15) e segue até dia 24 , dia de São João Batista.

As celebrações estão sendo presididas pelo Padre Narciso de Jesus Iori, Pároco, e transmitidas on-line através da página do Facebook da Paróquia.

Para a novena,  foram colocados nos bancos da Igreja, banners das comunidades e pastorais que compõe a Paróquia. Essa foi a maneira que encontramos de ter as comunidades, pastorais e movimentos que fazem parte da nossa Paróquia São João Batista de estarem conosco durante a novena! Estão todas em nosso coração”, comenta equipe da liturgia.

Os fiéis que quiserem deixar a sua intenção para as missas, ele poderá ir durante o dia até a Igreja e deixar o seu pedido na caixinha ao lado do Santo Padroeiro.

SÃO JOÃO BATISTA

São João Batista nasceu seis meses antes de Jesus Cristo, seu primo, e foi um anjo quem revelou seu nome ao seu pai, Zacarias, que há muitos anos rezava com sua esposa para terem um filho. Estudiosos mostram que possivelmente depois de idade adequada, João teria participado da vida monástica de uma comunidade rigorista, na qual, à beira do Rio Jordão ou Mar Morto, vivia em profunda penitência e oração.

Pode-se chegar a essa conclusão a partir do texto de Mateus: “João usava um traje de pêlo de camelo, com um cinto de couro à volta dos rins; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre”. O que o tornou tão importante para a história do Cristianismo é que, além de ser o último profeta a anunciar o Messias, foi ele quem preparou o caminho do Senhor com pregações conclamando os fiéis à mudança de vida e ao batismo de penitência (por isso “Batista”).

Como nos ensinam as Sagradas Escrituras: “Eu vos batizo na água, em vista da conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu: eu não sou digno de tirar-lhe as sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo” (Mateus 3,11).

Os Evangelhos nos revelam a inauguração da missão salvífica de Jesus a partir do batismo recebido pelas mãos do precursor João e da manifestação da Trindade Santa. São João, ao reconhecer e apresentar Jesus como o Cristo, continuou sua missão em sentido descendente, a fim de que somente o Messias aparecesse.

Grande anunciador do Reino e denunciador dos pecados, ele foi preso por não concordar com as atitudes pecaminosas de Herodes, acabando decapitado devido ao ódio de Herodíades, que fora esposa do irmão deste [Herodes], com a qual este vivia pecaminosamente.

O grande santo morreu na santidade e reconhecido pelo próprio Cristo: “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João , o Batista” (Mateus 11,11).

São João Batista, rogai por nós!

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto