Paróquia São Judas Tadeu – São Miguel Arcanjo

 

Paróquia São Judas Tadeu – São Miguel Arcanjo | Criação 2012

 

Pároco: Pe. Renato de Góes Vieira

Diácono: José Ferreira Martins

Atendente Paroquial: Bruna Galvão Eleutério | Kássia Pereira Machado

Expediente: Segunda à Sexta das 8h às 11h30 | 13h às 17h30

 

Comunidades:

  1. Imaculado Coração de Maria (Colônia Pinhal)
  2. Nossa Senhora Aparecida (Bairro Boa Vista)
  3. Nossa Senhora Aparecida (Vila Aparecida)
  4. Nossa Senhora das Graças (Bairro dos Paulos)
  5. Nossa Senhora das Graças (Bairro Ferreirada)
  6. Nossa Senhora de Fátima (Bairro Retiro)
  7. São Judas Tadeu (Colônia Tozan)
  8. São Pedro (Bairro Rio Acima)
  9. São Pedro e São Roque (Bairro Turvinho)
  10. São Roque (Bairro Justinada)
  11. São Roque (Capela São Roque)
  12. Lar São Vicente de Paulo
  13. Santa Rita de Cássia (Cohab V)

 

Dados e informações:

Rua Zenith Galvão Terra, 333, Jd. Florença | Cep: 18230-000 | São Miguel Arcanjo/SP

Tel: (15) 3279-4605/99832-3279 |Email: [email protected]

 

HORÁRIOS DE MISSA

Quinta-Feira: 19h30

1ª Sexta-Feira: 19h30

Domingo: 09h e 19h

 

Histórico

São Judas Tadeu, o apóstolo amoroso de Jesus, o Santo taumaturgo, sempre foi e sempre será venerado em todas as igrejas por ser o “Santo das Causas Impossíveis”.Em São Miguel Arcanjo sequer havia uma capela onde se pudesse louvá-lo.

Em 1989, católicos, fiéis devotos desse Santo, no Jardim Florença, começaram a se reunir semanalmente em várias casas, orientados pelas Ministras da Palavra Marta Pezzato e Conceição Guedes. Reuniam-se e participavam de Celebrações da Palavra,
cursos bíblicos, catequese infantil, reinvindicações de melhorias para a vila, festa junina comunitária, serviços aos doentes, as pessoas se conheceram mais.

Os problemas locais foram mais partilhados e com isso várias ações foram feitas. E a pequena história da Comunidade São Judas Tadeu começou a crescer.

Numa dessas reuniões, fixou-se a meta: construir uma Capela em louvor a São Judas Tadeu. Com o apoio da Comunidade Jardim Florença (Vila Rica), fez-se uma rifa e, com o dinheiro arrecadado, efetuou-se a compra de um lote, no dia 28/06/1991, no Jardim Florença pela Vila Rica Empreendimentos Imobiliários S/C Ltda, para a Mitra Diocesana de Sorocaba. E assim começaram a construir o pequeno salão no qual pôde ser
celebrada a 1ª Missa.

A Comunidade começou a sonhar com a construção de uma Capela. O projeto foi desenhado pelo Sr. José Carlos Tenório e assinado e doado pelo engenheiro Dr. José Benedito Barreta (os dois, “in memoriam”) e sob a orientação do Padre Ernani Angelini, pároco da época.

Em 1998 foi concluído o salão térreo e aí se entronizou a imagem de São Judas Tadeu, ofertada à Paróquia São Miguel Arcanjo pelo Sr. Isaac Idálio. Mas pouco tempo depois a filha Assucena Idálio França ficou com a imagem em sua casa e alguns anos após, trouxe para a Comunidade que ali estava se formando.

Foi um sonho de tantos que se doaram para que a Comunidade São Judas Tadeu fosse concluída. Em 2001 as obras foram retomadas, pois havia o sonho de erguer a Igreja de São Judas
Tadeu. Em mutirão, nos finais de semana, homens e mulheres deram-se as mãos e logo a igreja foi tomando forma graças à dedicação de tantos devotos que não mediram esforços para verem o sonho realizado.

Assim, no dia 19/09/2005, data memorável, já pela Diocese de Itapetininga, ao qual nosso Bispo Dom Gorgônio juntamente com nosso Pároco Padre Renato de Goes Vieira, receberam a chave da nova Comunidade, em louvor a São Judas Tadeu, data em que
realizou a Cerimônia de Dedicação do Altar e inauguração da Capela do Santíssimo.

“Deus escolheu e santificou este tempo para que nele esteja Seu Nome para sempre! Já no ano de 2007, assume de Pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo, Padre Reinaldo Ramos, que deu continuidade aos trabalhos junto à Comunidade São Judas Tadeu, entre outras comunidades.

No dia 19 de outubro de 2009, a Igreja foi  dedicação da Igreja em Celebração Solene presidida pelo Bispo Dom Gorgônio.
Enfim no dia, 26/10/2012 a Comunidade São Judas Tadeu torna-se Paróquia, sendo provisionado o Padre Renato de Goes Vieira, a que dirige com guia espiritual até os dias de hoje.

Tempos foram passando, Igreja aumentando. Novos espaços, novas instalações. Fiéis devotos participando das Missas Votivas, das Novenas e principalmente das Missas Solenes todos os anos no dia 28 de outubro, dia de glorioso e especial a São Judas Tadeu.