Paróquia São Roque celebrará missa em terreno destinado a nova Comunidade

A Paróquia São Roque, em Itapetininga (SP), anunciou nesta quinta-feira (SP) que realizará na próxima terça-feira (26/02) uma Missa no Jardim Shangrilá. O terreno onde acontecerá a celebração eucarística, conforme divulgado pela Matriz em suas redes sociais, será destinado à construção de uma nova Capela sob o título de Nossa Senhora da Luz.

De acordo com a publicação, a nova Capela terá como objetivo atender a população dos bairros Atenas do Sul e Shangrilá. A missa será celebrada às 19h30 no terreno localizado na rua Ana Maria Ferreira Baltazar, esquina com a rua Aparício Vieira, no Jardim Shangrilá. Monsenhor José Benedito Cardoso, então pároco da Matriz de São Roque, presidirá a celebração no local.

História de Nossa Senhora da Luz

A devoção a Nossa Senhora da Luz nasceu em Portugal, no período em que este Reino empenhava-se na realização das viagens marítimas e na conquista da África. O protagonista do culto à Nossa Senhora da Luz, chamava-se Pero Martins, natural de Carnide, povoado próximo à Lisboa. Pero Martins participou das viagens à África em busca de aventuras e riquezas, mas por volta de 1459 caiu prisioneiro nas mãos de piratas árabes.

A sua liberdade só seria restituída mediante o pagamento de um resgate. Ninguém se interessou em pagar seu resgate. Ficou abandonado na prisão sofrendo todo tipo de humilhação e crueldade. A partir de 1463, Pero Martins começa a recorrer ao auxílio de Nossa Senhora. Pedia-lhe que o liberasse do cárcere. Por aproximadamente 30 dias, Nossa Senhora lhe aparece em sonho, auroleada de extraordinária luz e as palavras que lhe dirigiu podem ser resumidas assim.

Filho, consola-te. Eu te livrarei do cativeiro. E quando estiveres livre, ainda que sejas pobre, não deixarás de fazer o que agora lhe digo: – Irás a Carnide no termo de Lisboa e fazer-me-a sobre a fonte do Machado uma ermida que terá a inscrição de: Santa Maria da Luz. Neste lugar meu nome há de ser glorificado, honrado e aumentado com muitas maravilhas e milagres que nele serão feitos por minha intercessão a muitas pessoas devotas. Quando chegares a Carnide, acharás a minha luz e claridade os sinais que teus naturais veem sobre a Fonte do Machado. Aí acharás uma bela imagem e nela mostrarei quem sou.

(Fonte da história: Pia Sociedade Filhas de São Paulo (Paulinas))