Rádio Conexão Católica

PASCOM ENTREGA LIVRETO ÀS PARÓQUIAS SOBRE 49º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES

A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Itapetininga entregou a todas as Paróquias na última quarta-feira (1º/04), o livreto informativo da CNBB com o tema “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”. Na ocasião, os Párocos receberam também uma carta do Assessor Eclesiástico, Pe. André Luiz Garcia, solicitando que as Paróquias organizem “a liturgia do dia (Solenidade da Ascensão do Senhor em 17 de maio) e atividades comemorativas ao Dia Mundial das Comunicações”.

O material tem como objetivo orientar e auxiliar a vivência da celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais, na semana que antecede Pentecostes. Segundo o arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, “é desejo do Santo Padre que o Dia Mundial para as Comunicações seja celebrado em todas as Igrejas de forma participativa, reflexiva e celebrativa, para que cada vez mais os cristãos desenvolvam uma consciência crítica frente aos meios e processos de comunicação”.

comunicarfamiliaComunicar a família

O tema do 49º Dia Mundial das Comunicações está em consonância com a Assembleia Ordinária do Sínodo sobre a Família, que acontecerá em outubro próximo. “Na família, é sobretudo a capacidade de se abraçar, apoiar, acompanhar, decifrar olhares e silêncios, rir e chorar juntos, entre pessoas que não se escolheram e todavia são tão importantes uma para a outra… é sobretudo esta capacidade que nos faz compreender o que é verdadeiramente a comunicação enquanto descoberta e construção de proximidade”, escreveu o papa Francisco na mensagem.

O Material

A Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) prepara, todos os anos, um subsídio com orientações e sugestões de atividades. Foram impressos 16 mil livretos. O material traz a mensagem do papa Francisco, reflexão sobre o tema, sugestões para comemorar a data e motivações da celebração eucarística. Enviado às coordenações e lideranças da Pastoral da Comunicação (Pascom), responsáveis por articular e animar a comunicação nas igrejas locais. A Comissão orienta, também, o estudo do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, que traz pistas de ação.

O livreto está disponível também na versão online. Para acessar, clique aqui.

Com informações da CNBB.