PASCOM NUMA IGREJA SINODAL
“Rumo à presença plena: a Pascom numa Igreja sinodal” e lema “Comunicar a verdade no amor”, foi o tema do 25º Encontro Estadual da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Sul da CNBB, que aconteceu entre os dias 10 e 12 de novembro no Mosteiro de Itaíci em Indaiatuba (SP).
O encontro contou com a presença dos agentes de pastoral da comunicação de todo o Estado de São Paulo. A Diocese de Itapetininga foi representada pelo jornalista Samuel Medeiros.
O encontro foi ministrado pelo jornalista e pesquisador Marcello Zanluchi, que trouxe reflexões sobre a essência da pastoral, incentivando os participantes a serem comunicadores da verdade com amor!
A abertura contou com a Santa Missa presidida pelo Padre Tiago Barbosa e concelebrada pelos padres presentes no encontro, seguida de um jantar fraterno e a formação da mesa com a coordenadora da pastoral no Regional Sul 1, Edite Neves; com o assessor, Pe. Tiago; com Pe. Paulo Emiliano, assessor da Pascom na Arquidiocese de Campinas, que representou o arcebispo metropolitano, Dom João Inácio Müller, e o pesquisador Marcello Zanluchi, assessor do 25º Encontro Estadual da Pascom.
Com a presença on-line do coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, e as palavras de Dom João Bosco Barbosa de Sousa, bispo de Osasco e referencial da Pascom no Regional, o encontro reforça seu propósito de diálogo e partilha na construção de uma Igreja sinodal e comunicativa!
No segundo dia do encontro, em grupos os agentes da comunicação participaram de oficinas abordando os seguintes temas: Atualização do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil; Mídias Sociais: estratégicas para gerar engajamento; Assessoria de Comunicação Institucional e Pascom; Inteligência artificial na produção de áudio e vídeo. Logo após o jantar, aconteceu a Noite Cultural num gesto fraterno e unidade.
No terceiro e último dia, após a Santa Missa, os agentes foram divididos em: padres assessores; coordenadores diocesanos e agentes de pastoral, que se dirigiram em salas especificas para discutir e partilhar as suas experiências. Logo após essa partilha, o pesquisador Marcello Zanluchi fez as suas considerações finais e agradecimentos da coordenação.










