PASCOM REALIZA ENCONTRO COM ASSESSORES E COORDENADORES DIOCESANOS

“Pascom e Igreja: desafios de ser e de liderar”. Este foi o tema do encontro realizado no último sábado (16/4) com Coordenadores e Assessores da Pastoral da Comunicação (Pascom) das Dioceses do Regional Sul 1 da CNBB. O evento reuniu, em Limeira (SP) cerca de 60 participantes, entre Padres e leigos do Estado de São Paulo, para refletir os desafios dos agentes de Pascom na atualidade. O Assessor diocesano e coordenador da Pascom na sub-região de Sorocaba, Pe. André Luiz Garcia e o representante da Pastoral da Comunicação de Itapetininga, William Furtado, estiveram presentes no encontro.

IMG_9180
Pe. André fala aos agentes da Pascom (foto: Diocese de Itapetininga/William Furtado)

Pela manhã, o encontro foi assessorado por Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, Bispo diocesano de Limeira e Referencial da Comunicação no Regional Sul 1. Dom Vilson definiu o conceito de Pascom, sua importância e seu papel na Igreja Católica. Logo após, Dom Vilson presidiu a celebração eucarística, concelebrada pelos padres presentes. Em sua homilia, o Bispo chamou a atenção de todos para o caráter missionário dos agentes da Pascom que devem levar a Boa notícia a todas as pessoas.

A atuação do agente da Pascom na execução das atividades e os desafios encontrados diariamente, foi a proposta para a reflexão do período da tarde,  que foi assessorado pelo Pe. Luís Claudio, da arquidiocese de São Paulo, e por Ana Lúcia Zombardi, assessora de Imprensa da Diocese de São Jose dos Campos.

Ao fim da reflexão e da dinâmica em grupo proposta aos grupos de trabalho, Pe. Luís Claudio e Ana Lúcia, destacaram alguns pontos fundamentais para o desenvolvimento dos trabalhos da Pascom nas Dioceses, entre eles: a solidariedade, a compreensão e o espírito de liderança.

Em seguida, as Sub-regiões Pastorais se reuniram em um momento para troca de experiências e planejamento das atividades para este ano.

O encontro foi encerrado com a oração preparada pela Sub-região Pastoral RP2, seguida da benção de Dom Vilson.

Para o Pe. Marcos Vinícius Clementino – coordenador da Pascom no Regional Sul 1, “o encontro foi muito positivo, um frutuoso momento de oração, aprendizado, partilha e congraçamento”.

Especial para o Regional, de Limeira, Marco Antonio Erbeta, da Assessoria Diocesana de Imprensa.

Crédito da foto principal: Rodrigo Lima