Rádio Conexão Católica

PASTORAIS SOCIAIS: ESTE FOI O TEMA AVALIADO NO 3º DIA DE ENCONTRO DOS PADRES EM SOROCABA

Neste terceiro dia de reunião para avaliação das atividades pastorais da Diocese de Itapetininga, o foco foi a dimensão solidária, uma das 5 dimensões do nosso Plano Diocesano de Pastoral.

Os trabalhos desta quarta-feira (26) foi coordenado pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Lorival de Oliveira Pedro, que fez introdução ao tema, entregando aos Padres alguns apontamentos de textos inspiradores tirados de documentos da Igreja, sobre a solidariedade para com os mais pobres e sofredores.

20141126_091723                                                    20141126_091732

Em sua introdução, Pe. Lorival lembrou que esta temática já vem há vários CDPs sendo abordado e motivando as nossas lideranças a promoverem essa dimensão em suas Paróquias e Comunidades, através das Pastorais e Movimentos como: Vicentinos, Pastoral da Saúde, da Pessoa Idosa, Carcerária, Pastoral da Criança e outras.

A partir do texto entregue, os Padres responderam a 2 perguntas, já feitas às lideranças leigas da Diocese no CDP de agosto e que agora, será respondida pelos Padres: 1. Como despertar pessoas para o comprometimento com as pastorais sociais? 2. Como articular as pastorais sociais em nossas Paróquias?

Os Padres foram divididos em grupos por regiões Pastorais para lerem os textos, discutirem e responderem as perguntas à luz deste.

Região Oeste
Região Oeste
Região Tatuí
Região Tatuí

Após cada grupo apresentar em plenária o resultado das respostas, nosso Bispo Dom Gorgônio fez a conclusão fazendo um resumo das avaliações e falando de seu desejo de que todas as Paróquias estimule e articule as pastorais sociais em todas as comunidades da Paróquia, chegando realmente nas bases, nas periferias de nossas cidades. Também pediu aos Padres que abram seus salões paroquiais e centros catequéticos, que ficam ociosos durante a semana, para promover cursos e outros eventos para ajudar nosso povo, especialmente os mais pobres a terem mais dignidade.

20141126_105139

Os trabalhos deste dia foi encerrado com a Santa Missa, hoje presidida pelo Pe. Renato de Góes, Pároco da Paróquia São Judas Tadeu da cidade de São Miguel Arcanjo.

20141126_114024

 

Fotos: Pe. André Luiz Garcia