PASTORAL AFRO REALIZA EVENTO EM TATUÍ NO DIA 13 DE MAIO

No dia 13 de Maio, a Pastoral Afro realiza ações especiais na cidade de Tatuí, em memória à Abolição da Escravatura no Brasil. De acordo com o Assessor Eclesiástico da Pastoral, Padre Luiz Omar Batista dos Reis, o dia inicia com uma peregrinação às 3h da madrugada, com saída da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, rumo ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

À noite, às 19h30, a Paróquia Santa Terezinha recebe para a Santa Missa, a visita de cinco movimentos afrobrasileiros das cidades de Boituva, Tietê, Itu, Porto Feliz e Iperó. Segundo o Padre Omar, a Santa Missa conta com a simbologia e expressões afrobrasileiras e os convidados participaram em alguns momentos da liturgia, como por exemplo, na apresentação das oferendas. “Em 2014, tivemos a presença de um grupo Batista e de um Babalorixá”, recordou.

Para o Padre, “a celebração com estas expressões afro resgata a luta e as conquistas do negro no cotidiano da sociedade. É importante lutarmos e lembrarmos a juventude sobre o que vem acontecendo, além de que, necessitamos quebrar as barreiras do preconceito – ainda existente em nosso meio”.