Pastoral da AIDS inicia atividades na Diocese com encontro no GEAPA

No último sábado, dia 14 de fevereiro, a Diocese de Itapetininga deu um importante passo na organização e fortalecimento da Pastoral da AIDS com a realização de uma reunião na sede do GEAPA – Grupo de Evangelização e Apoio ao Portador da AIDS. O encontro marcou o início dos trabalhos pastorais voltados às pessoas que vivem com HIV/AIDS, promovendo proximidade, escuta e articulação de ações em comunhão com o serviço já desenvolvido pela entidade.

Durante a reunião, os participantes puderam conhecer de perto o dedicado trabalho realizado pelo GEAPA, que há mais de duas décadas atua no acolhimento, acompanhamento e apoio a pessoas soropositivas e suas famílias. O momento também favoreceu a partilha de experiências e a reflexão sobre caminhos concretos para a ampliação da presença pastoral da Igreja junto a essa realidade, reforçando o compromisso com a dignidade humana, a superação do preconceito e a promoção da vida.

O Grupo de Evangelização e Apoio ao Portador da AIDS (G.E.A.P.A.) foi fundado em 30 de abril de 1999, durante uma reunião da Renovação Carismática Católica, por iniciativa do médico Dr. Luiz Antonio Orsi Bernardes. Sensibilizado pela realidade vivida por pessoas soropositivas — muitas vezes marcadas pela discriminação e pela falta de apoio, inclusive familiar — o médico percebeu a necessidade de um grupo que pudesse visitá-las, apoiá-las e oferecer acompanhamento humano e espiritual em momentos de grande fragilidade. Sob a presidência inicial do Prof. Geraldo Corrêa Franco, teve início a atuação dos voluntários do GEAPA, unindo evangelização, apoio moral e religioso e também auxílio material às pessoas em situação de maior vulnerabilidade.

A Pastoral da AIDS, em sintonia com a missão evangelizadora e samaritana da Igreja, busca ser presença de acolhida, cuidado e defesa da vida junto às pessoas que vivem com HIV/AIDS, combatendo o estigma e promovendo a inclusão. Entre seus objetivos estão a sensibilização das comunidades, a formação de agentes, a visita e acompanhamento de doentes, o apoio às famílias e a colaboração com iniciativas já existentes, como o próprio GEAPA, fortalecendo redes de solidariedade e esperança.

O encontro na sede do GEAPA marcou, assim, o início de um caminho de parceria e comunhão, no qual Igreja e sociedade se unem para testemunhar o amor de Cristo que se faz próximo dos que mais sofrem, promovendo dignidade, cuidado e vida plena para todos.

Na foto da esquerda para direita: Diácono Fábio (agente); Padre Beto (Assessor Eclesiástico); Diácono Luiz Bernardes (Coordenador diocesano); Dudu Franco ( Presidente do GEAPA) e Seminarista Ryan.