Rádio Conexão Católica

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO DIOCESANA PARTICIPA DE 9º MUTIRÃO DE COMUNICAÇÃO

O 9º Mutirão de Comunicação inicia nesta quarta-feira (15) no Centro de Convenções de Vitória (ES) com a proposta de analisar a “Ética nas Comunicações”. Promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o encontro reunirá cerca de 500 comunicadores de todas as partes do país. Entre eles, estão presentes o Assessor Eclesiástico da Pastoral da Comunicação, Pe. André Luiz Garcia, Pe. Sirlei Aparecido de Oliveira e o fotógrafo do site da Diocese de Itapetininga, William Furtado, representando a Diocese. O Muticom segue até o próximo domingo, dia 19 de julho.

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Darci José Nicioli, em sua mensagem para o encontro, destacou que a Igreja tem que propor a sociedade para que seja “melhor, mais fraterna, em que todos estejam participando do destino da nação”.

Para Pe. Gildásio Mendes, primeiro palestrante do Muticom, “a grande questão que queremos discutir como comunicadores de todo o país é como apresentar uma ética para as pessoas e a sociedade no contexto da comunicação digital e em redes”, e segundo ele ainda, “a temática da ética foi uma escolha certa para o momento que vivemos, seja a nível individual como nacional. Acreditamos que a ética pode nos ajudar a trazer mais humanidade, proximidade, crescimento e solidariedade entre as pessoas”.

Programação

programacao2015Muticom-1Durante a manhã, os comunicadores assistirão às palestras de profissionais da comunicação e especialistas membros do Clero. À tarde, acontecerão os grupos de trabalho (GT) com discussões voltadas para mídias digitais, redes sociais, materiais impressos, mercado e música católica. Confira abaixo a programação:

15 de julho (Quarta-feira) às 19h – Pe. Gildásio Mendes – “Ética nas comunicações”;

16 de julho (Quinta-feira) às 8h40 – Dom Gebhard Fürst – “Internet e Rede Sociais”;

16 de julho (Quinta-feira) às 9h – Elizabeth Barros – “A comunicação social e a construção ética do indivíduo”;

16 de julho (Quinta-feira) às 10h30 – Dom Leomar Brustolin – “A era da desintermediação: o senso religioso contemporâneo”;

17 de julho (Sexta-feira) às 9h – Elson Faxina – “A Igreja Católica na mídia: análise do discurso”;

17 de julho (Sexta-feira) às 10h30 – Caco Barcellos – “A espetacularização da notícia”;

 

Com informações da Rádio Vaticano.