No último domingo, dia 19, os líderes da Pastoral da Criança (PC) reuniram-se das 8h às 17h na Sede da Pastoral, na Vila Santana, em Itapetininga. Segundo a nova coordenadora da Pastoral, Maria Elisa Lopes Carriel, o retiro teve por objetivo falar da importância dos líderes. “Não basta termos uma boa coordenação se não tivermos bons líderes que vão ao encontro das gestantes e das crianças para realizar o trabalho da Pastoral”, observou a coordenadora.

Estiveram presentes cerca de 120 líderes de toda Diocese de Itapetininga. Às 11h, o Bispo diocesano, Dom Gorgônio, presidiu a Santa Missa para os presentes. Durante a homilia da celebração, Dom Gorgônio, apresentou aos participantes a nova coordenadora da Pastoral, Maria Elisa, que assumiu o movimento no último dia 11. Na última gestão, esteve à frente da Pastoral da Criança, Celso Camargo.
Além da apresentação da nova coordenação, Maria Elisa afirmou que foi falado aos líderes sobre a importância dos primeiros 1 mil dias da criança. “Nestes dias somam-se os 270 dias da gestação mais 365 dias do 1º ano mais 365 dias do 2º ano de vida da criança”, explicou ressaltando que, “esse período pode influenciar nas doenças que a pessoa pode sofrer na vida adulta, caso não haja um cuidado”.
Encontro para Multiplicadores e Capacitadores

A Pastoral Criança realizou no último dia 11, na sede da Pastoral, um encontro das 8h às 17h para multiplicadores e capacitadores do Regional Sul 1. O encontro reuniu agentes das dioceses de Itapetininga, Sorocaba, Itapeva, Registro e Jundiaí e contou com a presença da coordenadora estadual da Pastoral, Eunice Gomes. No encontro, foi apresentada aos agentes a nova coordenadora da Pastoral da Criança do Regional Sul 1, Eliane Aparecida Rios Alberto.

Na oportunidade, Eunice orientou os agentes sobre cinco pontos: o trabalho baseado no Guia do Líder; brinquedos e brincadeiras; saúde bucal; articular ações sobre a saúde e alimentação saudável. Além disso, a coordenadora estadual também falou sobre “a necessidade de planejar, articular, participar e acompanhar as ações nas visitas, e ainda, avaliar os resultados para o crescimento da Pastoral”, completou.
Visita
Nos dias 28 e 29 de julho, Eunice Gomes visitará os setores da Pastoral da Criança em Itapetininga, Pilar do Sul e Tatuí.
Fotos: Arquivo Pessoal