Rádio Conexão Católica

PASTORAL DA CRIANÇA PROMOVE CAPACITAÇÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

No último fim de semana, no dias 25 e 26 de abril, os agentes da Pastoral da Criança (PC) dos bairros Bom Retiro e Tupy e da cidade de Angatuba, participaram de capacitação para o preparo e plantio de hortas caseiras e a alimentação saudável. A formação foi realizada no Centro Pastoral da Igreja Bom Jesus e São Roque, no bairro Bom retiro, no sábado das 8h às 18h e, no domingo, das 8h às 14 horas.

pastoral-criança-abril-2015 (11)De acordo com a coordenadora de ramo da pastoral Aline Cristina Oliveira, estiveram presentes 13 agentes ao todo. “É importante formar capacitadores, pois, eles são multiplicadores destes ensinamentos nas famílias que atendem. A pastoral nasceu para pastoral-criança-abril-2015 (14)combater a desnutrição, mas hoje, lutamos contra a obesidade, que já ultrapassa os níveis de desnutrição no país”, explica.

Para isso, líderes e agentes de apoio da pastoral foram orientados na formação pela multiplicadora Elizabete Gomes de Almeida, que é especialista no assunto. Segundo Aline, ter uma horta na casa é um grande benefício para as famílias, pois, “as crianças aprendem a se comprometer no cuidado com as hortaliças e são estimuladas a se alimentar melhor”. Ela afirma ainda que para os pais, plantar alimentos em casa é também uma medida de economia financeira.

Além de preparar a terra, plantar as hortaliças e cuidar dos alimentos, os agentes aprenderam também a cozinhar alguns pratos saudáveis e a fazer o reaproveitamento dessa comida caseira. “Foi muito bom participar, aprender mais sobre alimentação saudável. Fizemos geleia de pimentão, torta de arroz, farofa de casca de banana, doces, comida boa para nós e para as crianças”, concluiu Aline.