Entre os dias 1º e 3 maio, a Pastoral da Criança (PC) Diocesana esteve presente na Assembleia Estadual da Pastoral, realizada na cidade de Jaboticabal. A assembleia de carácter eletivo e avaliativo reuniu coordenadores diocesanos da pastoral de todo o Estado de São Paulo. Conforme Celso Camargo, coordenador diocesano da Pastoral da Criança de Itapetininga, no encontro é passado um panorama geral do alcance das metas propostas para o movimento. Além do coordenador diocesano, esteve presente também no encontro, o Bispo Diocesano Dom Gorgônio.
Segundo Celso, a coordenação estadual considerou que a atuação da Pastoral no Estado se mantém estável. “Nossa meta era aumentar em até 10% o número de crianças e gestantes acompanhadas pelo PC. Desde o ano passado, o Estado manteve um aumento entre 7% e 8%, ou seja, manteve o mesmo número de atendimentos”, explicou.
Para ele, o que dificulta atingir a meta é a necessidade de se ter mais líderes atuando. Celso afirma que “cada líder hoje, atende cerca de 5 a 15 crianças, para cumprir a meta de 10%, cada líder teria que atender pelo menos mais três crianças”. Atualmente, a Diocese de Itapetininga acompanha por meio da Pastoral da Criança, 1900 crianças e, em 2016, deverá atender 2010, se alcançar a meta.
Além da avaliação, a assembleia elegeu neste fim de semana o vice-coordenador estadual José de Anchieta e os vice-coordenadores adjuntos, Waldemar Caldin e Celso Camargo – coordenador da Pastoral na Diocese de Itapetininga. Os vices adjuntos participarão de uma nova assembleia que será realizada entre os dias 16 e 20 de novembro, em Curitiba, ainda este ano. Na oportunidade também foram agendados os compromissos da Pastoral em 2016.
Foto: Arquivo/Pastoral da Criança